Prefeito Constantino Orsolin assinou na tarde de segunda-feira o contrato com a empresa.
Foto: Rita Souza
Moradias atenderão famílias atingidas pelas fortes chuvas do início de maio
A Prefeitura de Canela formalizou na manhã desta segunda-feira (29/7) o contrato com a empresa Geraldo Barbosa Viana para a construção de 66 casas populares. A assinatura do contrato, no valor de R$ 1.219.680,00, ocorreu no gabinete do prefeito Constantino Orsolin e marca o início das obras nos Loteamentos de Interesse Social Recomeçar, no Bairro São Lucas.
As novas residências, cada uma com 42 m² e estrutura de madeira de pinus, serão equipadas com telhado de telha de fibrocimento de 4 mm e banheiro de alvenaria. Esta iniciativa surge como resposta às necessidades urgentes de moradia após o temporal que devastou a região em 1º de maio de 2024, causando a interdição das casas de 66 famílias devido ao risco de desmoronamento em áreas de risco.
O contrato firmado com a empresa Geraldo Barbosa Viana tem um prazo de execução de 12 meses, visando atender de forma eficiente e rápida as demandas emergenciais de habitação na região afetada. O material para a construção das casas foi adquirido por meio de pregão eletrônico, com os seguintes valores: kit casa de madeira por R$ 23.000,00 e kit banheiro por R$ 6.500,00, totalizando R$ 29.500,00 por unidade.
Os beneficiados terão a possibilidade de pagar o terreno, casa e infraestrutura de água, luz e esgoto em até 20 anos. “Nós sempre pensamos em como melhorar a vida dos canelenses. Fizemos grandes intervenções nos bairros que mais precisavam. Agora, a Prefeitura destinará terrenos e construirá casas para as pessoas que perderam suas residências devido aos eventos climáticos do início de maio. É uma infraestrutura gigantesca com luz, água e esgoto, em uma área adequada. Milhares de pessoas não possuem a segurança de ter uma moradia em um ambiente adequado. A casa própria é algo imensurável, então estamos trabalhando para que famílias possam viver em um ambiente seguro, adequado e digno”, sublinhou o prefeito Constantino Orsolin.