Luciana Zanatta nos passou a notícia de um projeto que vem em boa hora, considerando como boa hora tentar amenizar consequências dos fatídicos acontecimentos climáticos que nos assolaram recentemente. Trata-se do Projeto Expressividades – Diversidades Humanas e Artísticas, uma produção da Cia. Daiane Cliquet Artes, destinada a levar expressões culturais por meio de oficinas exclusivamente para comunidades em situação de vulnerabilidade nas cidades de Canela, Gramado e Porto Alegre. O projeto se iniciou em 17 de julho e a primeira oficina ocorreu no Instituto Santíssima Trindade, na área rural de Gramado, quando as crianças da instituição se divertiram construindo fantoches com materiais reaproveitados, como tampinhas plásticas e caixas de leite, estimulando a criatividade, valorizando as manualidades e com foco na sustentabilidade.
As próximas 15 oficinas, que seguirão até junho de 2025, contemplarão os professores da rede municipal de Gramado, além dos assistidos pelo CAPS – Gramado e pelo Centro Social Padre Franco em Canela, buscando sempre a descentralização das atividades. O projeto prevê também a realização de duas exposições com parte das artes que serão produzidas durante as oficinas, em locais a serem definidos. As oficinas estão a cargo de diversos artistas convidados, dentre eles:
Claudia Prates
Zé dos Passarinhos
Ricardo Veras
Cesar Cliquet
Cacá Sena
- Bea Seibel – Oficina de Pintura Tela / Grafite. Artista plástica com formação em gravura, pintura, desenho com Zorávia Bettiol e arte terapia. Sua arte inclui pintura de mural, grafite e pintura decorativa em parede.
• Bel Porazza – Oficina de Bordado Livre sobre papel. Outra residente em Canela, seus trabalhos estão inseridos numa perspectiva internacional que visa trazer à arte têxtil a imagem das mãos criativas (creativehand).
• Cacá Sena – Oficina de bonecos de papel. Criador e diretor de teatro de bonecos com mais de 30 anos de trabalhos profissionais em televisão, cinema e teatro. Diretor e manipulador da Cia Seres Imaginários.
• Claudia Prates – Oficina de Pintura em Tela. Artista plástica com cursos em estilos de pintura, além de papel machê e fotografia. Expôs em locais como Casa do Artesão de Porto Alegre, ACEC e Feira de Canela.
• Cesar Cliquet – Oficina de Bonecos com materiais ressignificados. Graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental, é bonequeiro, arte educador que constrói bonecos com materiais alternativos criando histórias que trazem curiosidades sobre a fauna e flora local.
• Daiene Cliquet – Oficinas de Artesanato, costura criativa, tear ecológico e pintura em tecido. Artista multifacetada com mais de nove anos de experiência nas áreas de atuação, manipulação de bonecos, artesanato, artes visuais e educação artística.
• Juliana Graziela – Oficina de Formas animadas / Sombras. Atriz, diretora, bonequeira, performer, sombrista, contadora de histórias, produtora cultural, professora de teatro e de Física. Referência em teatro e teatro de animação no Estado de Mato Grosso e fora dele.
• Ricardo Veras – Oficina de autômatos. Artista com mais de 20 exposições, 6 individuais. Está trabalhando em projetos ligados aos autômatos (pequenos mecanismos acionados manualmente através de manivelas).
• Rubinho Louzada – Oficina de Bonecos em Espuma. Ator, bonequeiro e palhaço, fez parte do quadro diretor da “Cooperativa Paulista de Teatro” e de projetos socioculturais e artísticos como a fundação do “Movimento de Teatro de Rua de São Paulo”.
• Zé dos Passarinhos – Escultura em madeira. Ambientalista, escultor, artista que representa a essência do artesanato canelense. Arte-educador, já ministrou de forma voluntária muitas oficinas nas escolas com conteúdo artístico e ambiental para nossos jovens.
O projeto Expressividades é realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Pró-Cultura RS e SEDAC/RS.
RECEITA DE RISADAS
Eles formam um casal que batalha pra caramba no dia a dia, ela é exímia cozinheira e moram há oito anos nos Alpes Verdes, em Canela. Mas isso não significa que Paulo Celi e Fabiane Rodrigues não podem levar, por um pouco que seja, a vida na risada. Tanto que para isso são também cômicos– e estão estreando comédia (quiçá em nivel nacional) neste escolhido Oito de agosto, oitavo dia do oitavo mês do ano que resulta de 253 x 8. A peça se chama Receitas de Amor e Comédia, o palco é o da AVA Cursos e Eventos, na rua Coronel João Corrêa, 92, em Gramado. A direçao é de Fábio Brocker (à direita, com Celi). Lendo a sinopse, já se ri um pouco mas é proibido dar spoiler.
Guardou a data? 8/8/2024, às 19h30. Ingressos disponíveis em breve no Instagram
@receitasdeamorecomedia