Quando os organizadores do Festival Saíra Encantada de Cultura e Diversidade deram este nome para o evento que visa a valorização das culturas negro-brasileiras e indígenas na Serra Gaúcha, que acontecerá em Canela nos dias 28, 29 e 30 de março, imagino que estes pensaram nos temas multiplicação e preservação. A analogia seria o fato de a saíra ser é uma ave pulverizadora de sementes com algumas espécies pouco encontradas (a raríssima Saíra Apunhalada, só no Espírito Santo), o fato de a herança indígena gaúcha ser uma injustiçada pelo seu papel na formação do Estado e, por fim, as manifestações afro-brasileiras merecerem igual exposição a quaisquer outras porque o Rio Grande do Sul também é negro.
O Festival, organizado com afinco por uma equipe multidisciplinar, vai povoar alguns locais de Canela com uma atmosfera de respeito à herança étnica e será uma legítima mostra de raiz. A programação abrange arte, cultura e música. O festival também contará com contações de histórias em escolas, que receberão material de auxílio.
Na sexta-feira (28) os primeiros a curtir serão os pequenos das escolas Barão do Rio Branco e Carlos Wortmann, com a contação de história A Girafa da Cerquinha, das 13:00 às 15:30. Richard Serraria, com o que entitula tamboralitura, combina a contação de história infantil com o tambor sopapo, tocado de maneira continuada envolvendo a criançada numa vivência lúdica. Às 17:30, o Espaço Nydia Guimarães abre as portas para a exposição de fotos O Olhar de Fuá, a talentosa menina (que já retratamos aqui), integrante do povo Kaingang Kógunh Mág, que habita por retomada a área da Flona. No mesmo local, às 18:30, a expressão da arte será o cinema, com uma mostra de curtasmetragens.

Richard Serraria e a girafa
Foto: Geff Granja divulgação
O sábado (29) inicia ao ritmo dos tambores de Adilson Fontoura, que vai ministrar a oficina Conectando Ritmo e Emoção, o local é a Feirinha Ecológica e Cultural, junto ao Centro de Feiras. Durante a tarde, a Praça João Corrêa será o palco. Às 13:30, o contador de história será Maurício, Cacique Kaingang que a comunidade escolar já acolheu na sua divulgação do tema A Araucária e a Gralha Azul, uma História dos Antigos Kaingang. Às 14:00, retorna Richard Serraria com sua contação sobre a girafinha e, às 15:00, a Poeta Jéss coordena as atividades da mostra A Rua É Nós. Vá ver as rodas de slam com os rappers Bernardo JR, Fernand Xokleng, Land e Lady Black. Marlon Brando dançará breakdance e haverá execução de pintura de graffities. Grupo de Capoeira Liberdade, também presente.
No domingo (30), um grupo de inscritos (capacidade já esgotada), às 14:00 visitará a Aldeia Guarani Tekoa Kurity, também em Canela, para uma trilha cultural e para ouvir o Coral Kurity Mboraí Mbaraete.

Pequenos cantores do Coral Kurity Mboraí Mbaraete
Foto: amallia brandolff
Findo o dia e o fim de semana, o público do Festival Saíra Encantada passará a lembrar que a diversidade cultural em Canela é muito maior que imaginavam.
O Festival Saíra Encantada de Cultura de Diversidade é produzido pela Epu’ã Produções Culturais, tem apoio da Prefeitura Municipal de Canela, Secretaria de Turismo e Cultura de Canela e Departamento de Cultura de Canela, com apoio cultural do Pasteleiro Canela e Chaulet Gastronomia, Araçá Bistrô e Palácio do Kikito. Apoio de mídia da Clube FM 88,5 e está sendo realizado com recursos da Lei 14.399/2022 – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, através do edital de chamamento público 03/2024 – Canela/RS.
O mississippi, pertinho daqui

São Francisco de Paula, a vizinha que começa a surpreender pela diversidade de eventos musicais de origens muitos quilômetros além do gauchismo, após reinvindicar a tutela da Beatlemania no Estado promove, de 21 a 23 de março, um baita evento de Blues. Trata-se da primeira edição do Mississippi in Concert, festival que celebra o gênero musical afro-americano nascido no sul dos EUA e que deu grandes expoentes ao mundo, como B B King, Etta James e Eric Clapton. O evento ocorrerá de 21 a 23 de março em São Francisco de Paula e terá quatro palcos oficiais, sendo três gratuitos, por onde passarão artistas regionais, nacionais e com destaque internacional. A cantora, compositora e atriz americana Lo Steele, que se apresenta com o guitarrista Igor Prado, será a atração principal da programação. Entre os confirmados também estão Álamo Leal, Andy Serrano, Barba e Blues, The Cotton Pickers, Blues Hits, Gisa Londero Blues Band, Renato Velho, Uncle George e Ricardo Leitão. Os shows com entrada franca acontecerão na Avenida Júlio de Castilhos, próximo ao monumento Os Tropeiros, e na Praça Nossas Raízes, que abrigará o Front Porch Stage, conhecido como a “Casinha do Blues”. Ainda, o palco Hermann’s Juke Joint Stage, espaço gratuito no Remanso Indianópolis, contará a história da música e do blues. No domingo, o Parador Hampel também vira palco do evento: grandes artistas se apresentarão no tradicional A Ferro e Fogo, mediante reservas antecipadas. Além dos palcos principais, bares e estabelecimentos da cidade promoverão eventos paralelos, criando uma verdadeira imersão na cultura do blues. Para quem quiser curtir a experiência completa, os eventos paralelos terão ingresso único no valor de R$ 45,00.
Despedida em alto estilo

Vá ao parque Olivas de Gramado e surpreenda-se (ao menos aconteceu comigo) com o sucesso de público que se tornaram as happy hours no local, mesmo nos dias úteis. Posto que não é perto do Centro de Gramado, apesar do visual da estrada ótima, tem que ter um que a mais, e tem. O sunset que bombará neste sábado, a partir das 16:30, é o Bye, Bye Verão Magic Sunset. Além de ouvir o Rafa, da Chimarruts, terá a DJ Aline Boff e o consagrado Roger Sax.