A IMPORTÂNCIA DO AVANÇO DA MEDICINA CAPILAR NO MUNDO
Dra Yale Jerônimo – Dermatologia e Tricologia
A medicina capilar tem avançado consideravelmente graças ao crescimento contínuo da pesquisa direcionadas a cabelos no mundo inteiro. Antes, o conhecimento sobre as doenças do cabelo e o couro cabeludo eram limitados, agora, graças às tecnologias avançadas, podemos identificar e diferenciar doenças com base em detalhes minuciosos observados durante exames médicos.
Uma das tecnologias que se destaca pra mim, como sendo uma das minhas favoritas, é o tricoscópio, que consiste em uma câmera equipada com uma lente de aumento poderosa. Por meio dele, é possível visualizar os folículos capilares – que são as casinhas por onde os fios são fabricados – em detalhes ampliados em até 50 vezes, permitindo uma avaliação precisa da qualidade do crescimento capilar e identificação de possíveis alterações no couro cabeludo para um tratamento direcionado. Essa abordagem tem revolucionado os diagnósticos, reduzindo a necessidade de biópsias invasivas que antes eram tão corriqueiras nos cenários capilares.
Há mudanças também na abordagem do tratamento da calvície entre homens e mulheres, levando em consideração as diferentes respostas dos receptores hormonais no couro cabeludo de cada gênero. Também é importante citar os avanços significativos feitos no tratamento da alopecia areata, que é uma condição em que o corpo ataca os folículos capilares, resultando na perda de cabelo, deixando áreas completamente sem fios. O desenvolvimento de novos tratamentos tem permitido reversões surpreendentes desse quadro, proporcionando esperança e resultados positivos para pacientes anteriormente descrentes.
Em relação aos tratamentos em consultório, destaca-se a microinfusão de medicamentos na pele (MMP), que tem demonstrado ser uma intervenção eficaz, agindo rapidamente no tratamento de diversas condições capilares, fazendo tanto estímulos a células tronco locais, quanto deixando medicação na área correta de atuação, tendo resultados clínicos tão favoráveis em alguns casos, que se compara ao transplante capilar.
Cada vez mais as pesquisas em terapias de regeneração capilar, como aquelas que envolvem o uso de células-tronco e fatores de crescimento, apresentam promessas notáveis no tratamento da calvície e de outras condições capilares. Essas inovações estão mais próximas de se tornarem parte integrante da realidade da medicina capilar, trazendo esperança e avanços revolucionários para pacientes em todo o mundo.