A cada quatro anos vivemos o momento que, na minha opinião, é o mais importante da democracia e participação popular no Brasil. Acredito no princípio da subsidiariedade. Essa palavrinha difícil de escrever e falar, significa que questões sociais e políticas deveriam ser resolvidas no âmbito comunitário.
Na verdade, temos muito pouco influência sobre aquilo que acontece em Brasília, mas temos muito poder de influenciar políticos em nossas cidades. Todos conhecemos pelo menos um vereador, secretário, político ligado a administração. É muito mais fácil ignorar um e-mail do que uma abordagem na rua ou postagem em rede social onde centenas, até milhares de eleitores estão lendo e se identificando com aquilo.
Pois hoje começa oficialmente as campanhas para prefeito e vereadores. São 5570 municípios pelo Brasil, que elegerão os respectivos prefeitos e um total de 60311 vereadores. Mas vamos nos ater a Canela.
Esse ano Canela terá nada mais, nada menos do que cinco candidatos a prefeito. Não sei dizer se já tivemos na história da cidade, tantos candidatos a prefeito, ao menos do período que eu me lembro não. Serão também 107 candidatos a vereador, concorrendo a 11 vagas, distribuídos entre 9 partidos políticos e uma federação de partidos.
Acredito que, para cada cadeira de vereador, seja necessário que o partido, tenha, na soma de seus candidatos, um total entre 2100 e 2300 votos. Ou seja, muitos votos! Isso dá uma média de 200 votos por candidato entre as nominatas completas. Lembrando que a nominata completa permitida para cada partido ou federação é de 12 candidatos, sendo pelo menos 4 mulheres.
Meu sentimento de momento é que vivemos um período de campanha morno, sem maiores sobressaltos. Não sei se a partir de agora as coisas se intensificarão. Espero que não tenhamos episódios lamentáveis ou de violência. Mas sim um debate saudável e propositivo, sobre os mais diversos problemas de nossa cidade, que não são poucos!