Dizem que o ano só começa após o Carnaval. Então é hora de trabalhar. E o setor turístico já enfrenta vários desafios. Tivemos anos de pandemia e no ano passado a grande enchente que trouxeram inúmeras dificuldades. Este ano o desafio é outro. Reinventar o turismo para atrair os visitantes. Mas muitas coisas precisam ser repensadas. Há falta de mão de obra em várias funções, pois muitos preferem trabalhar como autônomos, pois os salários são baixos.
Os preços praticados pelo comércio são altos, principalmente por conta dos valores dos aluguéis. Sem falar nos impostos. É um grande desafio empreender na região. Muitas empresas fecharam nos últimos meses por todas essas dificuldades acima. Salário baixo espanta o trabalhador e preço alto espanta o visitante. E os problemas não são somente locais. Em nível nacional a economia também não é das melhores. Turistas de alto poder aquisitivo preferem destinos no Exterior do que por aqui, também em função dos valores e do custo-benefício.
O aeroporto de Porto Alegre ainda não está operando em plena capacidade e os preços das passagens aéreas também subiram. Essa será uma das retomadas mais difíceis dos últimos anos para o turismo. Então empresários vão precisar ter muita criatividade e esforço para lidar com todas essas situações, não só em nível local, mas nacional.
Já tivemos um bom movimento de visitantes no feriado de Carnaval o que é um alento. Logo em seguida vem um feriadão de Páscoa e Tiradentes. E mais adiante os eventos de inverno. Poder Público e iniciativa privada precisam trabalhar em conjunto para o bem da economia da região. Com eventos os visitantes vem, mas precisam ser bem atendidos com boas atrações e melhores valores. Esses são os desafios da retomada.