Após a prisão do então secretário de Saúde e interventor do Hospital de Caridade de Canela (HCC), Leandro Gralha (MDB), 43 anos, em decorrência da 11º fase da Cáritas, o prefeito em exercício, Jefferson de Oliveira (MDB) determinou o afastamento cautelar de Gralha de suas funções no Executivo municipal.
SEM SALÁRIO
Gralha ficará afastado de 9 de janeiro a 7 de maio da função pública que desempenhava. Neste período de 120 dias, ele não receberá salário. A Cáritas é uma operação desenvolvida pela Polícia Civil que apura a prática de possíveis casos de corrupção e outros crimes na esfera pública municipal.
SUBSTITUTOS
O adjunto de Saúde, Álvaro Grulke (MDB) assumiu temporariamente o comando da pasta da Saúde em substituição a Gralha. O secretário Geral de Governo, Jônas Bohn Bernardo, é o novo responsável pela intervenção administrativa no HCC.
VERÃO NA SERRA
Inicia na próxima segunda-feira (15), o Verão na Serra Gaúcha. Serão 56 dias com as mais diversas opções em hotelaria, gastronomia, parques e eventos. “Existem ótimas opções na Região das Hortênsias nesta época do ano, com um clima mais ameno, muito mais tranquilidade, e vários locais com preços competitivos e diversos eventos”, conta Lisa Gottschalk, Gerente Executiva do SindTur Serra Gaúcha, entidade que lidera a promoção.
BOLSA FAMÍLIA
Os beneficiários do Bolsa Família que ainda não realizaram a pesagem das crianças de zero a sete anos, devem se dirigir ao posto de saúde ou UBS mais próxima para a atualização dos dados. O prazo segue aberto até 19 de janeiro e caso não seja atualizado, o benefício será bloqueado.
OBJETIVO
Além das crianças, devem passar por pesagem mulheres com idade de 14 a 44 anos. O objetivo é confirmar se os beneficiários estão cumprindo as exigências na área de saúde, conforme determinado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome. No ato do cadastramento, é necessário apresentar o Cartão Bolsa Família, Cartão SUS, caderneta de vacinas das crianças, atualizada e, no caso das gestantes, o cartão pré-natal.