Dr. Joelson Oliveira – Médico Reumatologista
Quando se fala sobre reumatismo, logo vem na mente a imagem de uma pessoa idosa com dores nas juntas.
Mas, reumatismo é mais do que isso.
Na verdade, o termo reumatismo está relacionado com o conceito de doença autoimune.
Para explicar melhor esse conceito, devemos pensar que temos em nosso sangue o nosso sistema imunológico, que costumo comparar com soldadinhos, prontos para nos defender de qualquer inimigo, seja ele um vírus, uma bactéria, etc.
No caso do reumatismo, ocorre uma confusão com esses soldadinhos, e eles perdem a capacidade de nos reconhecer, nos confundindo como um inimigo, levando-os a atacar o próprio corpo.
É claro que nem todos seremos alvo do nosso próprio sistema imunológico, pois para isso é necessário um conjunto de situações, tal como nascer com alterações genéticas que predisponham essa confusão dos nossos soldadinhos.
Ao contrário do que muitos pensam, nascer com essas alterações genéticas não quer dizer que obrigatoriamente você apresentará os sintomas do reumatismo logo na infância. Esses sintomas podem surgir ao longo da vida.
Essas alterações genéticas podem ficar adormecidas por muitos anos e depois por influência de outros fatores como alimentação, obesidade, estresse, consumo de tabaco e de álcool, entre outros, podem vir a acordar e então causar os sintomas das doenças.
As doenças reumáticas são crônicas e ainda hoje não sabemos como curá-las, mas podemos controlar os sintomas por meio de medicamentos e mudanças no estilo de vida.
Diante disso, é fundamental procurar auxílio do médico reumatologista para receber o diagnóstico correto e o tratamento adequado, buscando uma melhora na qualidade de vida.