CIDICA COMPLETA DOIS ANOS COM FOMENTO ÀS NOVAS EMPRESAS
O Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (CIDICA) completou em 31 de março dois anos de existência. O espaço é considerado referência em inovação sendo berço de várias novas empresas na região. Através da articulação da Secretaria da Fazenda e Desenvolvimento Econômico de Canela com parceria multisetorial, foi possível a junção e participação de instituições de ensino, empresas, governo e sociedade civil que, de forma prática e efetiva, proporcionaram à comunidade canelense iniciativas voltadas para o fortalecimento do empreendedorismo através da adoção de um ecossistema de inovação. Com isso, Canela é a quarta cidade da Região das Hortênsias e a 22ª cidade do Estado a entrar no programa Cidade Empreendedora.
CENTRO de Inovação tem contribuído para a formação de novos empreendedores na região
Dados da Sala do Empreendedor, um dos espaços inseridos no Cidica, registraram mais 83 capacitações, 226 eventos realizados e 938 visitas ao Centro de Inovação. Foram realizadas mais de 857 reuniões, um total de mais de 1.600 pessoas capacitadas e impactadas através do treinamento e orientação voltados para o empreendedorismo.
Eixos de desburocratização foram criados a fim de dar liberdade econômica aos novos empreendedores e empresários. Houve a redução no tempo de espera de abertura de empresas que, antes, era de 60 dias. Hoje, o tempo de espera para a abertura e funcionamento de novas empresas é de sete horas – redução significativa que indica uma porcentagem de 88% em relação ao tempo de abertura em 2016.
No eixo Educação Empreendedora, são realizados programas de Educação Empreendedora nas escolas e professores também são preparados para o auxílio em oficinas de desenvolvimento de competências socioemocionais. Através do programa Escola Empreendedora, são realizados estudos e pesquisas de cultura local e mundial, além de uma série de projetos voltados para a adoção de consciência na construção de legados, soma-se a isto, ações específicas e estratégicas são voltadas para o empreendedorismo no ambiente escolar.
ENTRE capacitações e oficinas, Cidica também oferece cursos de confeitaria
O coordenador técnico de educação profissional do SENAI, Roniere Santos, fala sobre a parceria multisetorial: “A parceria SENAI e CIDICA vem se fortalecendo desde 2022, com formações em diversas áreas da indústria.” Ele ainda destaca o orgulho da parceria na região: “Temos um espaço completo para fazermos aquilo que é a nossa função principal, formar pessoas para o mercado de trabalho.” Ele ainda fala sobre a intenção de ampliaçãodos serviços na região através da disponibilização de novos cursos e finaliza. “Este é o propósito do SENAI: transformar a vida das pessoas para uma indústria mais forte.”
Desde a criação do Hub de inovação, foram realizados seminários e oficinas voltados para a comunidade, como: cursos de panificação e tortas, robótica, programação, informática e jardinagem.
Amostras e seminários estaduais também foram realizados como feirão de empregos, mostras de cursos voltados e pensados para a tecnologia – requisitos atendidos para recebimento de título. Além destes, outros eixos foram adotados e que foram direcionados especificamente para a Inovação, são eles: palestras com o tema ‘A inteligência Artificial para Negócios’ e diversos workshops voltados ao tema.
ESPAÇO oferece oficinas e cursos em vários segmentos
Luciano Melo, Secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, conta sobre como surgiu a iniciativa da parceria. “Chegamos à constatação de que o município não tem que depender somente do turismo, é preciso diversificar a economia local. Buscamos experiências fora do município, pensando na diversificação da economia. Foi aí que lançamos o programa Canela Cidade Empreendedora.”
RESULTADOS
Fazem parte da parceria do Hub de inovação: UCS, Unisinos, promotoria de justiça, Sicredi, SESI, SENAI, SENAC e SEBRAE, que juntos, formalizaram mais de cinco mil atendimentos, com a média de 1940 novas empresas, 1250 micro empresas e 701 registros de trabalhadores autônomos em dois anos de atendimento.
O CIDICA informa aos interessados e a quem tem a intenção de abrir empresas, que procure o CIDICA na rua São Francisco – 199, no bairro Boeira.