(Consultando o amansa-burro…)
Muitos são os termos usados no dia a dia sobre a cultura popular e suas crenças, valores, ou seja, o modus vivendi.
O folclorista Luís da Câmara Cascudo em seu Dicionário do Folclore Brasileiro traz várias dessas formas de expressão…
Batuque
Denominação genérica para toda dança de negros na África. Não há coreografia típica, e sim, a dança em geral, o ajuntamento para o baile.
“Os dançadores formam roda e, ao compasso de uma guitarra (viola), move-se o dançador no centro, avança e bate com a barriga na barriga de outro da roda, de ordinário pessoa de outro sexo… O dançador do centro é substituído cada vez que dá uma umbigada”.
Urina
No catimbó, pajelança, candomblé e macumba ela não é um bom elemento representativo. Segundo a crença popular, a urina é anuladora do feitiço, afastadora de males.
O feiticeiro que beber urina, fica desarmado por muito tempo.
Marco
Construção imaginária dos cantadores do Nordeste. Dizer ter sido erguida cheia de armas invencíveis, espécie de fortaleza com segredos defensivos e forças mágicas.
E o cantador, canta:
Vou assentar o meu marco, / deixar minha divisão;
Ó meu Deus, dê-me um talento / igual vós deste a Sansão!
Dê-me ciência pra obra / igual ao rei Salomão”.
Maré
O desenlace fatal dos moribundos só se verifica por ocasião da maré. A antiguidade dessa superstição já era assinalada por Aristóteles e confirmada por Plínio…
Urucubaca
Cafife, caiporismo, azar, sorte mesquinha, sorte torcida, má sorte. Alguns defendem a etimologia da palavra como advinda de “urubu”, bicho de mau agouro, e “cumbaca”, peixe azarento dos ribeiros, conhecido por estragar o anzol.
Patuá
Amuleto, que consiste em um saquinho ou breve de pano (ou couro), contendo uma oração qualquer, para trazer ao pescoço, pendente de uma fita ou cordão. Há, alguns, que confiam tão cegamente nesses patuás-mandingas que, uma vez de posse deles, supõem-se protegidos ao extremo.
Nesse importante (e único) apanhado de termos, Câmara Cascudo em seu Dicionário, traça um panorama dos usos e costumes do Brasil e, inclusive, aqueles usados no Rio Grande do Sul… a nossa terra!