(Historiando os caminhos da fé…)
As Romarias e Festas em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio – as populares Festas de Caravaggio ou Festa do Saiquí – a cada ano aumenta em número de romeiros, o que torna a ”festa” um dos maiores eventos de Canela.
Tudo isso, temos certeza, contribuirá para a construção da Igreja do Santuário e, assim, num futuro próximo, possamos contar toda a história dessa devoção mariana em nossa cidade.
Já na década de 1970, os jornais da capital anunciavam…
“… Um serviço de auto-falantes domina todo o parque. Após as cerimônias religiosas, os romeiros podem adquirir saboroso churrasco tipicamente gaúcho, em cinco enormes churrasqueiras, e refeições em dois ótimos restaurantes, disseminados pelo parque. Contempla-se então o espetáculo das cenas bíblicas da multiplicação dos pães, feita por Cristo, no deserto. As centenas de mesas do lindo bosque são ocupadas em poucos minutos. Os demais, sobre a relva verde, ao redor das árvores, saboreiam o gostoso e tradicional churrasco.
À tardinha, a multidão, feliz, com a alma restaurada pela palavra de Deus, volta ao trabalho normal das cidades turbulentas e agitadas, às lides das fazendas solitárias e ao labor sossegado da colônia”.
(Jornal Correio do Povo, 16.05.1970)
A história em CD
Em 2010, foi lançado um CD contendo as músicas classificadas no Concurso Cinquentenário das Romarias de Caravaggio. Um concurso aberto ao público, que resultou num belo trabalho.
Música vencedora: “Senhora de Caravaggio” (Letra: Laerte Fortes / Alice Bauermann Santini. Música: Laerte Fortes. Interpretação: Adriana Gimenez).
A história em livro
Em 2012 (em 19 de dezembro), lançamos nosso livro “Caravaggio em Canela – 50 anos de história” que conta, cronologicamente toda a história dessa que, é a maior Romaria da Diocese de Novo Hamburgo.
Trabalho de quase 8 anos de pesquisas, entrevistas e coleta de depoimentos, etc, com o objetivo de deixar para a posteridade este acontecimento religioso tão belo e tão nosso.
Dois belos e importantes registros históricos.
A Romaria e Festa Regional de Nossa Senhora de Caravaggio – com o do chamado “Turismo Religioso”, tornou-se um dos maiores Eventos não só de Canela, mas de toda a Região das Hortênsias, dos Campos de Cima da Serra e do Rio Grande do Sul… a nossa terra!