Nos 100 primeiros dias da gestão da professora Maria Gorete Rodrigues da Silva a frente da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Canela, muitos avanços marcaram a rotina das escolas do município. Em pouco tempo, a secretária imprimiu um novo ritmo com objetivo de tornar a educação mais acessível, inclusiva e moderna, aproximando comunidades, profissionais e estudantes. “Esses 100 primeiros dias, eles foram marcados por muito trabalho, um exaustivo trabalho de muito diálogo, de uma ida ao encontro das comunidades escolares, um trabalho junto com as direções das escolas, com os professores, a equipe da secretaria e também envolvendo várias pastas do município”, avalia Maria Gorete.
Um dos maiores destaques desse início de gestão foi o lançamento do Programa Ecocidadania. Com ele, os educandários passaram a pensar e agir de forma mais sustentável. O programa incentiva ações de cuidado com o meio ambiente e aborda temas como reciclagem, economia de água e plantio de árvores. Para que as ideias virassem realidade, um comitê foi formado com representantes das secretarias de Educação e Meio Ambiente, professores e alunos. Eles ouviram, debateram e já começaram as primeiras mudanças em quatro escolas, mostrando que, em Canela, cuidar do planeta está inserido no dia a dia.
Outro ponto importante foi o reforço na Educação Inclusiva. Agora, a secretaria conta com uma equipe dedicada a apoiar alunos com necessidades especiais e altas habilidades. Assim, alunos com deficiências, transtornos do desenvolvimento ou talentos diferenciados têm maior apoio para aprenderem melhor.
VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Para atingir ainda mais resultados, a Secretaria apostou na união de forças. Juntas, as secretarias de Meio Ambiente, Assistência Social, Saúde, Turismo e Obras estão levando às escolas projetos como oficinas de arte, atividades de saúde, ações de educação fiscal e revitalizações de espaços. Destaque também para o programa Canela Vive a Arte e a revitalização das escolas. A secretaria também investiu bastante no engajamento e valorização dos profissionais da educação. Reuniões com as famílias, visitas freqüentes às escolas, planejamento junto com gestores e novos canais de escuta para ouvir todas as necessidades mostraram que a gestão está presente e atenta a todos. Para melhorar ainda mais a vida nas escolas, foram realizadas reformas, manutenção, abertura de novas turmas de berçário e modernização dos espaços administrativos.
Foto André Fernandes