“Achievement” significa, em português, conquista. A Escola Estadual Danton Corrêa da Silva, em Canela, merece os parabéns por novamente ajudar a abrir caminhos para alunos irem em direção às suas conquistas. A escola aproveita o fato de, na base curricular de algumas turmas, constar o tópico Empreendedorismo para receber de bom grado ajuda externa de primeiríssima qualidade. Já aconteceu com o Sebrae, agora é o programa Junior Achievement.
Os segundos parabéns vão para o pessoal que traz, para esses jovens da Danton (alunos do 2º ano do Ensino Médio), a experiência de botarem um pé no mundo do empreendedorismo através da metodologia do Junior Achievement, uma organização de educação prática criada nos Estados Unidos há 104 anos. O Núcleo Acic Jovem, da Associação Comercial e Industrial de Canela, reuniu profissionais voluntários de diferentes áreas (veja no quadro na base), para servirem de conselheiros e mentores dos aprendizes. Somando as três turmas da Danton engajadas no projeto – duas matutinas e uma noturna, da EJA – são cerca de 100 alunos de Canela a se somarem aos mais de sete milhões, no mundo, que anualmente passam a ver que empreender por livre iniciativa é possível, sim.
PARTE do grupo de 100 alunos que está conhecendo o mundo dos negócios via JA
AULA prática de trabalho em cooperação
A DESIGNER Adriana Guimarães é uma das conselheiras da turma da EJA
A GÊNESE DA ECOBIN
Fomos ver de perto uma turma do Junior Achievement trabalhar, numa manhã na Danton Corrêa. Depois de imaginado, o produto eleito por eles para ser lançado no mercado foi a Ecobin (“bin” = lixeira em inglês), uma pequena lixeira portátil para ser levada para a escola ou o trabalho. Os atributos: resistência, beleza e o propósito da sustentabilidade. A lixeirinha merece ser levada pra cá e pra lá pela originalidade da matéria-prima das duas versões disponíveis (papel Kraft de embalagem de ovos ou corda de sisal, ambos reciclados) e pela estética (são muito bonitas). Na terça-feira em que estivemos na escola a sala estava virada em fábrica, pois dentre os 13 encontros previstos, que iniciaram em abril, esse era um para produção. Os outros 12 estão divididos em aulas de marketing, trabalho cooperativo e tudo o mais que uma empresa saudável precisa para ter sucesso no mercado e colabores satisfeitos, em sintonia com um mundo mais sadio.
DE MÃOS na massa, a turma em plena produção das lixeiras
TRÊS alunas e os advisers Aldani Ronsani, Dara Sila e Luca Sala Zanch.
ALUNO Ronald Sebastian Silva trabalha nas Finanças da Ecobin. Me vendeu ações da empresa.
Aline Schimanoski, consultora executiva da ACIC, é a coordenadora do programa que conta com uma vaequipe de voluntários (advisers), profissionais de diversas áreas e também professores da Escola Danton Corrêa. São eles: Adriana Guimarães, Cláudia Azevedo, Simone Kunz, Ana Lódea Viezze, Dara Silva, Luca S. Zanchi, Marli de Oliveira, Rosane Agrippa, Sandra Calzetta, Paula Pacheco, Rochele Brião, Aldani Ronsani e Leandra Aires dos Santos.