No dia 28 de junho, o Hotel Buona Vitta, em Gramado, foi o cenário da primeira reunião da Câmara Temática de Turismo do Rio Grande do Sul. Este encontro marca um passo significativo na definição das ações prioritárias que serão incorporadas ao Plano Rio Grande, voltado para a reconstrução do estado.
ABERTURA E APRESENTAÇÕES
A reunião foi conduzida pelo Vice-Governador do Estado, Gabriel Souza, que iniciou o evento apresentando a governança do Plano Rio Grande, destacando a importância da reestruturação do estado. Em seguida, o Secretário de Turismo do RS, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, delineou a estratégia de retomada do turismo, enfatizando a promoção do turismo doméstico, o fortalecimento de eventos tradicionais como Oktoberfest, Expointer, Vindimas e Natal, além da valorização dos produtos gaúchos. Luiz Fernando destacou: “É preciso confiar que a união de turismo e eventos no segundo semestre, juntamente com a reabertura do Aeroporto Salgado Filho até setembro, serão polos indutores.”
DEBATES E PLEITOS
O anfitrião da reunião, Ronaldo Beber, CEO da Gramado Parks, abriu o debate com representantes de diversas entidades e empresários do setor turístico. Ele agradeceu a presença das autoridades em Gramado para discutir temas cruciais para o turismo na região e levantou questões sobre a viabilidade e os próximos passos para a abertura do Aeroporto de Canela, além de incentivos para a recuperação do turismo no estado.
Durante o encontro, diversos representantes e empresários apresentaram pleitos importantes, como a necessidade urgente da reabertura do Aeroporto Salgado Filho e de outros aeroportos alternativos, medidas econômicas para a manutenção das empresas do setor e a sinalização emergencial em rodovias afetadas. Marta Rossi, uma das participantes, ressaltou a importância de uma campanha de mídia nacional positiva para fortalecer a imagem do Rio Grande do Sul como um polo turístico.
RESPOSTAS E PRÓXIMAS AÇÕES
Em resposta a essas demandas, o Vice-Governador Gabriel Souza afirmou que o estudo sobre o Aeroporto de Canela será concluído na próxima semana, permitindo a definição dos próximos passos. Ele enfatizou: “A solução mais rápida deve ser a solução aplicada.” Além disso, informou que o governo estadual encomendou uma campanha para fortalecer a imagem do RS nacionalmente, com previsão de lançamento ainda em julho.
Gabriel Souza finalizou destacando as próximas ações do governo estadual para o setor: reuniões com o BNDES e o governo federal para buscar soluções financeiras, retorno sobre os estudos dos aeroportos na próxima semana, lançamento da campanha de mídia para o RS e atenção especial à sinalização emergencial das rodovias.
AUTORIDADES PRESENTES
Entre as autoridades presentes estavam o Secretário Executivo Paulo Salerno, o Deputado Rafael Braga, o Prefeito de Gramado Nestor Tissot e o Vice-Prefeito Luia Barbacovi.