Você nunca irá esquecer quem você ama, mas você pode desenvolver habilidades para gerenciar qualquer relacionamento, principalmente quando este for tóxico para a sua vida, como o vício de comer doce diariamente.
Entregarei a você agora, três ferramentas para que seu corpo e cérebro recebam informações diferentes das que está acostumado. Com novas informações instaladas, você passará a receber novos comandos.
Ferramenta nº 1 – Chás amargos: suas papilas gustativas são viciadas no sabor doce, apresente ao seu paladar um sabor de contraste: o amargo. Pessoas com o paladar doce trazem este traço como herança da sua história (a permissão para doces que sua família tinha como hábito e até mesmo a frequência que a sua mãe comia doce quando estava grávida). Limpe o seu paladar doce com chás amargos, tome chá de carqueja, dente-de-leão, cardo-mariano, e também saladas amargas como radite.
Ferramenta nº 2 – Boas bactérias intestinais: Você sabia que o que você gosta de comer é um sinal enviado ao seu cérebro do que as suas bactérias do intestino gostam de comer? Você precisa mudar o grupo populacional do seu intestino! A maneira de fazer isso é colocando novos grupos (novas cepas) populacionais: comece a comer vegetais que você não tem o hábito de comer, coloque dois novos por dia, por exemplo: berinjela e couve-for. No outro dia: espinafre e rabanete. Em determinado tempo você começará a sentir uma vontade dominante por vegetais: são as novas bactérias que se alojaram em você informando os seus desejos! Crie novos grupos no seu intestino e você começará a receber novos comandos, é um processo demorado, mas transformador de hábitos, alguns estudos indicam o tempo aproximado de nove meses para algo começar a acontecer.
Ferramenta nº 3 – Jejum: recentemente fiz um jejum de 21 dias de leite. Estou há anos num processo de desmame de leite, mas ainda tomava no café da manhã (leite era o meu alimento afetivo-destrutivo). Após ficar algumas semanas em jejum de leite, não esqueci o quanto o amo, mas desenvolvi força para dizer não, me acostumei com a sua ausência.
Teste uma ou as três ferramentas, cada uma tem uma direção: uma treina a mente, a outra o intestino, a outra as papilas gustativas, todas são eficientes e todas contribuirão com o seu objetivo de tirar o doce do quadro [vício] para tê-lo apenas em um ou dois momentos na semana, como na sobremesa do final de semana.