Como melhorar a mobilidade urbana

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Canela, conhecida por seu charme e hospitalidade, está em uma encruzilhada de desenvolvimento. Com o crescimento populacional e o fluxo constante de turistas, a cidade enfrenta um dilema: como manter o trânsito fluindo sem perder o aconchego que a torna única?

A mobilidade urbana em Canela é um quebra-cabeça complexo que envolve desde o tráfego de veículos até a infraestrutura para pedestres e ciclistas. A cidade, que se expande a passos largos, precisa de soluções que equilibrem as necessidades dos moradores e dos visitantes.
Um dos nós críticos é o estacionamento. A disputa por vagas nas áreas centrais é acirrada, e encontrar um meio-termo que permita o acesso fácil aos principais pontos sem engarrafar as vias é um desafio que não pode mais ser ignorado.

Além disso, a promoção de ciclovias e calçadas seguras ganha cada vez mais destaque. Investir em alternativas sustentáveis, como o uso de bicicletas e caminhadas, não apenas alivia o trânsito, mas também melhora a qualidade de vida e a sustentabilidade urbana.

Nesta edição especial, colocamos a lupa sobre as propostas dos candidatos à prefeitura de Canela. Queremos saber: quais são as cartas na manga para desatar os nós da mobilidade urbana? Como pretendem integrar o crescimento populacional e o turismo sem sufocar a cidade?

Estamos de olho nas ideias que prometem transformar Canela em um modelo de mobilidade eficiente e inclusiva. A cidade precisa de um plano que garanta acessibilidade e mantenha seu espírito vibrante, mesmo diante dos desafios impostos pelo crescimento e pelo turismo. Os eleitores, atentos, aguardam respostas que façam a diferença no futuro de Canela.


Andrei Mendes – Federação Brasil da Esperança – Canela Merece Mais (PCdoB, PT e PV)

Canela sofre com problemas de mobilidade devido à concentração da matriz de transporte no modo motorizado individual e à saturação da infraestrutura rodoviária existente, além de não promover planejamento integrado de políticas de mobilidade urbana com a política de desenvolvimento urbano e políticas setoriais de transporte coletivo, habitação, saneamento básico, planejamento e gestão do uso do solo.
É preciso lembrar que a Lei da Mobilidade Urbana brasileira, promulgada em 2012, estabeleceu que municípios com mais de 20 mil habitantes, regiões metropolitanas e estâncias turísticas deveriam, necessariamente, debater e adotar planos de mobilidade urbana, caso contrário ficariam impedidas de acessar recursos federais destinados ao setor. O prazo, que inicialmente era até 2015, foi estendido até 2021.
A Prefeitura de Canela, então, instituiu às pressas e sem discussão com a sociedade, o Plano Diretor Municipal de Mobilidade Urbana (Lei Municipal 4.443, de 19/05/2020). Hoje, no entanto, nem mesmo esse plano elaborado sem ouvir a população vem sendo respeitado. De forma que o primeiro passo é cumprir o que está previsto tanto na Lei federal quanto na municipal.
Com a população beirando os 50 mil habitantes, Canela padece com a falta de uma política de mobilidade urbana séria e eficiente, que possa prevenir a degradação ambiental e melhorar a acessibilidade e a inclusão social, permitindo que as pessoas tenham acesso a empregos, serviços e lazer em diferentes partes da cidade.
A partir desse entendimento, algumas medidas que podemos elencar como prioritárias são as obras que viabilizem anéis viários com eixos pelo Santa Terezinha, Vila Maggi, Leodoro e Sesi, assim como por Canelinha, Bom Jesus, Boeira, Rua Fernando Ferrari e saindo na Vila Suzana.
Além disso, é preciso implementar novas vias de acesso pavimentadas à Gramado, visando desafogar o trânsito da RS 235. Na entrada de Canela, deve ser efetivada a terceira via como contrapartida devida por empreendimentos novos instalados no local, ainda não realizada por inércia da Prefeitura.
A construção de um novo terminal turístico rodoviário no atual Centro de Feiras, para que seja o ponto de partida dos turistas, é outra medida que não pode ser relegada a segundo plano. Também é preciso mudar a política de transporte coletivo, com o aumento de itinerários, novas rotas e horários para os bairros, especialmente no período noturno.
A cidade necessita, com urgência, de ciclovias e ciclofaixas como forma de incentivo a um modal de transporte que não traz impactos ambientais. Todas essas ações devem ser realizadas buscando com as prefeituras vizinhas a construção de um plano regional de desenvolvimento do sistema viário, promovendo a integração do planejamento territorial.


Enfermeira Cristina – PROGRESSISTAS

A mobilidade urbana é um dos principais desafios enfrentados pelas cidades, impactando diretamente na qualidade de vida, no acesso a emprego, educação e serviços essenciais. Em Canela, o Progressistas propõe um conjunto de ações para otimizar o deslocamento, reduzir o tempo gasto no trânsito e aumentar a segurança, com foco na eficiência e sustentabilidade. A modernização do sistema de transporte coletivo é o primeiro passo. A proposta inclui a expansão e otimização da rede de transporte através de parcerias público-privadas, além de incentivos para o uso de tecnologia. A integração dos sistemas de transporte com os municípios vizinhos também é essencial para melhorar a conectividade e reduzir o tempo de deslocamento.
Outro ponto crucial é a revisão dos contratos e subsídios das empresas de transporte, com a realização de auditorias para assegurar a transparência e a eficiência dos serviços prestados. A exploração de publicidade nos ônibus e pontos de parada é uma alternativa viável para gerar receitas adicionais, que serão reinvestidas na melhoria do sistema. Mobilidade não é só trânsito de veículos. Canela enfrenta um sério problema de intransitabilidade nas calçadas, afetando diretamente a segurança e o conforto dos pedestres. A Fiscalização Proativa, que começa com o levantamento detalhado das condições das calçadas, avaliando fatores como fluidez e segurança, será realizada a notificação aos proprietários que precisam realizar reparos. Caso a notificação seja ignorada, os responsáveis seriam autuados para garantir que as calçadas sejam adequadamente consertadas.
A proposta não se limita apenas à fiscalização, mas também envolve o poder público na criação de políticas de incentivo para os proprietários que queiram realizar melhorias em suas calçadas, como a possibilidade de parcerias público-privadas para readequação de áreas de grande circulação. A intenção é tornar Canela uma cidade mais acessível, que garanta a mobilidade de todos os cidadãos
Para reduzir acidentes entre automóveis, óbitos e prejuízos financeiros, a proposta inclui a elaboração de um mapa de calor dos pontos críticos de acidentes, baseando-se em dados técnicos para orientar intervenções urbanísticas. Essas medidas, aliadas à capacitação das equipes responsáveis pela gestão de tráfego e parcerias com institutos especializados, visam tornar o trânsito mais seguro para todos.
Por fim, o Progressistas propõe a execução do Plano Municipal de Mobilidade Urbana já aprovado, priorizando intervenções que tornem o sistema de transporte mais eficiente e seguro. Com essas ações, a cidade de Canela estará preparada para enfrentar os desafios da mobilidade urbana, promovendo um ambiente mais acessível, sustentável e seguro para os moradores.


Erni Schafer – PL

Para Canela, é fundamental modernizar e expandir a infraestrutura de transporte. Nosso compromisso é garantir a qualidade das estradas, melhorar a segurança no trânsito e a acessibilidade para os cidadãos e turistas. Focaremos especialmente nas vias de grande fluxo, que enfrentam congestionamentos e lentidão. Criando soluções inteligentes para melhorar o tráfego, reduziremos o impacto do trânsito durante os horários de pico e permitiremos uma gestão mais eficiente dos congestionamentos. Além disso, promoveremos uma mobilidade sustentável, essencial para o futuro das cidades modernas. Incentivaremos o uso de meios de transporte alternativos, como ciclovias bem planejadas e integradas a outros modais, além de um transporte público eficiente e acessível. Implementaremos projetos inovadores, como transporte elétrico e sistemas de compartilhamento, para oferecer melhores condições para uma mobilidade mais limpa e prática.
Outro pilar importante será a revisão e implementação do Plano Diretor de Canela, garantindo que o crescimento da cidade ocorra de forma organizada e equilibrada. Nossa visão é alinhar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental, assegurando que Canela mantenha suas características naturais e culturais, que atraem turistas e melhoram a qualidade de vida dos moradores. Além disso, vamos criar zonas verdes e espaços de lazer que promoverão o bem-estar e a integração da comunidade.
Investiremos também em tecnologias inteligentes para otimizar o gerenciamento de tráfego e recursos urbanos. A modernização das estradas será acompanhada por iniciativas de construção sustentável e inovação tecnológica, promovendo um ambiente urbano mais eficiente e ecológico. Envolveremos a comunidade em consultas e debates, garantindo que nossas soluções atendam às necessidades reais dos cidadãos e contribuam para uma cidade mais conectada e participativa. Além disso, incentivaremos a colaboração entre setores público e privado para garantir a implementação de soluções inovadoras e a atração de investimentos para o desenvolvimento urbano.
Nosso objetivo é uma Canela que cresça de forma planejada, onde o desenvolvimento industrial, comercial e habitacional ocorra de maneira inteligente, com infraestrutura adequada e respeito ao meio ambiente. Dessa forma, Canela estará pronta para os desafios do futuro, proporcionando mais oportunidades de emprego, segurança e qualidade de vida para todos os seus habitantes. Canela será um exemplo de cidade que une progresso, sustentabilidade e bem-estar para seus cidadãos, preparando-se para um futuro brilhante e inovador.


Gilberto Cezar – CANELA VAI VENCER (PSDB, PDT, Cidadania, União Brasil, Podemos e Republicanos)

Melhorar a mobilidade urbana em Canela, cidade que enfrenta desafios significativos em sua infraestrutura viária, é uma ação urgente e fundamental para transformar o cotidiano de seus cidadãos. A falta de uma mobilidade eficiente gera transtornos e atrasos, impactando diretamente na qualidade de vida da população.
Nosso compromisso é traçar um caminho de progresso, desenvolvendo políticas públicas que priorizem a acessibilidade, segurança, conforto e, sobretudo, a sustentabilidade no transporte urbano. A constante atualização do Plano Diretor não é apenas uma obrigação técnica, mas uma ferramenta indispensável para garantir que as soluções sejam adaptadas às necessidades. Manter esse plano vivo, revisitando suas diretrizes de forma contínua, assegura uma mobilidade mais eficiente e conectada à realidade local.
Além disso, não podemos ignorar a importância de aprimorar a rede de transporte coletivo, que desempenha um papel essencial na inclusão social e no deslocamento da população precisando ser eficiente, acessível e capaz de acompanhar o crescimento populacional, oferecendo soluções que conectem bairros distantes ao centro e outros pontos de interesse.
Dessa forma, garantir alternativas viáveis para ampliar essa rede é crucial para oferecer mais qualidade de vida e evitar a saturação do trânsito. Outra medida que será estudada é a criação de ciclovias, incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo. Ciclovias não só promovem uma mobilidade mais sustentável, como também contribuem para a saúde e o bem-estar dos cidadãos. Com uma infraestrutura adequada, a bicicleta pode se tornar um importante aliado na redução do tráfego e na preservação ambiental.
Para garantir a segurança no trânsito, vamos promover parcerias para a ampliação dos sistemas de monitoramento, com especial atenção ao controle do tráfego. A tecnologia será uma forte aliada para otimizar o fluxo de veículos e prevenir acidentes, proporcionando mais tranquilidade a motoristas e pedestres. “Manteremos o foco no conforto dos cidadãos, através da melhoria das políticas que ampliem as áreas de estacionamento, essenciais para garantir que quem utiliza o carro possa fazê-lo de forma prática e segura. O desenvolvimento urbano de Canela só será completo quando tivermos políticas que valorizem não apenas as soluções técnicas, mas também o bem-estar e a qualidade de vida dos seus moradores”, afirma o candidato a vice-prefeito, Tolão.
“Tão importante quanto tudo isso, está a valorização da cultura da mobilidade, que será reforçada por meio de políticas que promovam a educação e a conscientização da população. Uma cidade só alcança uma mobilidade plena quando seus cidadãos compreendem e participam ativamente dessa mudança” comenta Gilberto Cezar.


Marcelo Savi – CANELA NÃO vai PARAR (MDB e PSD)

O assunto Mobilidade Urbana no plano de governo dos candidatos Marcelo Savi e Luciano Melo para Canela visa melhorar a infraestrutura e a acessibilidade da cidade, que tem 50 mil habitantes, mas recebe o dobro de turistas. Savi destaca que, após a posse, o plano elaborado por técnicos será imediatamente implementado para evitar erros amadores e transformar Canela em uma cidade conectada e sustentável. Melo, por sua vez, enfatiza a importância de otimizar o transporte público, preservar o meio ambiente e qualificar a infraestrutura viária.
O plano prevê racionalização do tráfego para reduzir congestionamentos e garantir um fluxo mais ordenado de veículos. Inclui também medidas para diminuir as emissões de poluentes e promover transportes alternativos sustentáveis. Um dos principais focos é a modernização do transporte público municipal, com licitação para ampliar e atualizar a frota de ônibus, assegurando veículos mais eficientes e confortáveis. A reestruturação do sistema de transporte melhorará a conexão entre bairros, o centro da cidade, áreas turísticas e zonas rurais.
O incentivo à mobilidade sustentável é um ponto crucial, com a criação de ciclovias e pontos de recarga para veículos elétricos, além da modernização contínua das vias urbanas. A acessibilidade universal será aprimorada com a adaptação das calçadas e a melhoria da sinalização para facilitar o acesso a pessoas com deficiência. O plano também inclui a revitalização de áreas centrais e turísticas, com restauração de calçadas e criação de espaços de convivência mais seguros e agradáveis para pedestres.
Savi e Melo destacam que o objetivo é criar uma cidade mais moderna e eficiente, com redução do tempo de deslocamento e mobilidade integrada, incluindo a recuperação do Terminal Rodoviário e um Centro de Estacionamento para o Turismo. Este centro permitirá que os visitantes utilizem ônibus, bicicletas de aluguel, transporte elétrico e outros meios. Savi ressalta que áreas de convivência revitalizadas qualificam a mobilidade, enquanto Melo enfatiza a necessidade de alternativas rápidas para trabalhadores, promovendo rapidez e eficiência no transporte.
“Imprescindível a compreensão de que áreas de convivência revitalizadas e acessíveis significam qualificar a mobilidade” afirma Savi. Luciano Melo menciona “a necessidade de deslocamentos rápidos para os trabalhadores e assim poderão ser utilizadas novas alternativas contribuindo para a rapidez e eficiência no transporte”. Ao investir em infraestrutura sustentável, os candidatos demonstram seu compromisso com o futuro de Canela, promovendo uma cidade preparada para enfrentar os desafios da mobilidade urbana do século XXI.

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