Dr. Joelson Oliveira – Médico Reumatologista
A reumatologia é uma área da medicina que apresenta um vasto número de doenças e cada uma delas com vários sintomas diferentes. Isso faz a busca pelo diagnóstico um verdadeiro desafio.
Assim como em qualquer área da saúde, o primeiro passo está na consulta clínica, também chamada de anamnese. Nesse momento de conversa, o médico vai fazer várias perguntas para ajudar no diagnóstico. É importante entender quais queixas levaram o paciente a procurar a consulta, mas também outros aspectos são muito importantes, tais como com o que trabalha, quais medicamentos usa, qual sua história de saúde na família etc.
O próximo passo é realizar um exame físico completo e direcionado para cada caso, avaliando se os sintomas que o paciente falou na consulta se correlacionam durante a avaliação física. É comum observar sintomas físicos que não foram relatados na conversa ou que o paciente não falou por achar não tinha relação com reumatismo.
Para confirmar as suspeitas geradas durante a consulta e exame físico, o médico reumatologista pode solicitar exames de sangue. Como sabemos, os reumatismos são doenças autoimunes, ou seja, provocadas pelo próprio sistema imunológico dos pacientes, em um processo de confusão onde ele é atacado por suas próprias células de defesa. A coleta de sangue visa avaliar se existe essa autoimunidade além de avaliar o grau de inflamação no corpo.
Por fim, temos os exames de imagem, como ressonância magnética nuclear, tomografia computadorizada, radiografias, ecografias, eletroneuromiografia, dentre outras, que têm o papel de auxiliar nos diagnósticos e avaliar o grau de sequelas provocadas pelas doenças.
É preciso ressaltar que com um diagnóstico preciso e um tratamento adequado, é possível controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com reumatismo.