Nane de Souza – Nutricionista
Colágeno costuma ser muito associado com rejuvenescimento do rosto, mas seu benefício vai além do rosto e da estética, colágeno é matéria-prima para todos os tecidos de sustentação e conectivos do corpo humano [tecidos de sustentação: ossos e pele; tecidos conectivos: cartilagens]. Assim, tomar colágeno beneficia os movimentos articulares, estrutura óssea e pele de todas as partes, inclusive revestimento de órgãos e mucosas do intestino.
Origem do colágeno: sua origem é animal. Colágeno é proteína da pele, ossos e cartilagens de animais, também escamas de peixes.
Formas de se obter colágeno: alimentar e suplementação.
Fontes alimentares de colágeno: carne com osso, ossos puramente e gelatina.
A forma mais eficiente de colágeno é o suplemento em pó, pois este traz os aminoácidos do colágeno de forma isolada e concentrada, isto significa que você obterá muito colágeno ao diluir alguns gramas de produto pronto em um copo com água!
Como obter colágeno em 2025? Se em 2025 você tem o plano de melhorar o aporte de colágeno, você deve começar a comprar carne com osso e fazer caldos. Ossos e todas as carninhas ligadas ao osso (as cartilagens) são fonte de colágeno. A maneira de se extrair colágeno é cozinhando em pressão por longo tempo (pelo menos uma hora). Tome como caldo salgado ou use o caldo para enriquecer sopas, arroz, feijão e molhos.
Em 2025 inclua mais carnes com osso em sua rotina! Faça caldos com ossos de frango (peitoral do frango, pés de frango), ou ossos bovinos (paleta com osso, ossobuco).
A forma doce de consumir colágeno é a gelatina. O problema da gelatina comum são as cores artificiais e o excesso de açúcar. Compre gelatina natural e saborize com frutas.
Sim, é necessário consumir fontes de colágeno para se viver mais e melhor, os antigos orientais sempre souberam dos benefícios do colágeno para longevidade, pés de frango é produto de exportação para os países asiáticos, dado seu reconhecimento como carne premium para as articulações.