No passeio do Truck Tour em uma bela tarde, é possível presenciar esse por de sol no Morro Dedão.
Quando criança, lembro do meu pai algumas vezes enchendo a Kombi com a família e alguns visitantes de domingo à nossa casa e nos levando ao Morro Pelado. Era o ponto turístico que concorria com o Caracol, a Ferradura e, apesar do acesso mais difícil, sempre valia a pena pela beleza da vista. Hoje, chegar ao Morro Pelado apresenta as dificuldades de sempre e os canelenses se perguntam o porquê daquele local não receber investimentos em infraestrutura, juntamente com os muito próximos, morros Queimado e Dedão. Uma resposta: Porque são propriedades particulares e somente a estrada que leva aos morros é pública. Recebendo aficionados pelo mountain bike, grupos de caminhada, alguns visitantes com condução própria e cuidados com a preservação por parte de abnegados, os morros podem, no entanto, ser visitados por meio de empresas com veículos especiais e profissionais que amam aqueles lugares.
O “general Hauser” e o Engesa.
TODOS A BORDO DO CAMINHÃO
“Bem-vindos, recrutas! Vocês foram convocados para uma missão. Iremos vasculhar uma área de grande beleza e importância ambiental e me ajudarão na tarefa de preservá-la, auxiliando inclusive na tarefa de recolhermos algum detrito infelizmente deixado, que polui aqueles lugares”.
Com essa saudação, o canelense Leonardo Duarte, vivendo o personagem General Hauser, recebe os ocupantes dos 20 assentos de um caminhão militar Engesa que farão o Truck Tour Missão Morros de Canela. Agora transportando turistas, o passeio deste veículo pelos morros Dedão, Queimado e Pelado (nessa ordem) é a realização de um sonho de Leonardo, que buscou parceria com um ex-colega dos tempos de Brocker Turismo, Everton Cabral, hoje proprietário da Imove Turismo.
Não é de hoje que Leonardo batalha pela valorização destes morros e leva turistas lá – já o fazia com veículos leves como a Dobló, que sofria naquelas estradas. Agora então, com o caminhão tracionado 6×6, até transpor eventuais obstáculos no caminho valoriza o tour, onde as pessoas recebem diversas informações sobre a fauna, a flora, a geografia e a história desses pontos turísticos pouco badalados, mas de beleza ímpar. Por enquanto acontecendo aos sábados, domingos e feriados, o Truck Tour parte de manhã e à tarde da Estação Campos de Canela e ao lado da Catedral de Pedra.
Informações e reservas pelo fone/Whatsapp 54 9 8151 7412.
PILOTAR QUADRICICLOS TAMBÉM É PRESERVAR
Criado em 2018 por Sven Janssen, quando montou uma base para sua empresa de turismo de aventura com quadriciclos, a Apoema, defronte ao Parque das Sequóias, o passeio guiado pelos morros Pelado, Queimado e Dedão há mais de seis anos é também um grito de alerta para a proteção daqueles lugares abençoados.
A emoção de dirigir um quadriciclo em meio à natureza exuberante, na Apoema tem várias opções de duração e distância, contemplando um, dois ou os três morros até seus mirantes, inclusive com um trajeto onde os pequenos veículos adentram em trilhas na mata.
Janssen, paulistano radicado em Canela há trinta anos, acredita que a presença da Apoema na área ajuda no controle e conscientização de quem transita em direção aos morros. Salienta que a visitação só acontece porque os donos daqueles lugares a permite, portanto há que se zelar e colaborar com eles, principalmente na limpeza da estrada, de cujos acostamentos Sven quase diariamente recolhe lixo jogado de maneira estúpida e ensina seus clientes a fazer replante de pinhões.
Saiba mais em www.apoema.tur.br
No Morro Pelado (entre outros) e nas trilhas, a empresa de Sven e Priscila Janssen une adrenalina e ar puro.
SABADÃO NO PARQUE DO PALÁCIO
Com a previsão de tempo bom, programe-se para ir à entrada de Canela no sábado (28), na terceira edição do ciclo “Fins de Semana no Parque do Palácio”. Das 14:30 ao por do sol, tem uma programação variada e legal te esperando. Começa com o jogo “A magia das cores”, conduzido pela escritora Cecilia Lamas, continua com apresentação de Dança Cigana e, às 16h, tem Caminhada Fotográfica coordenada pelo Zimmermann Estúdio. Você poderá se equilibrar no slackline, vai ver exposição de fotos e, para encerrar, show do músico Carlos Guilherme. Tudo realizado pelo coletivo Amigos do Parque do Palácio, financiado pela Lei Paulo Gustavo / Governo Federal.