Nane de Souza – Nutricionista
Existem diferentes vias pelas quais o estresse engorda, uma delas é o impacto do cortisol sobre o sono, e, embora a direção desta conversa seja explicar como o estresse leva a não dormir e como isso afeta o peso, os outros desdobramentos, isto é, as outras vias que levam a engordar por estresse também são sobre estados mentais que provocam respostas hormonais.
Uma pessoa estressada está com o cortisol fora do seu curso natural. O cortisol é um hormônio do ritmo circadiano, que significa ser um dos hormônios que dá ritmo ao nosso dia (às nossas 24 horas, à noite versus dia), ele tem seu pico bem cedo da manhã e sua função é nos despertar e nos manter acordados e com energia para a ação que precisamos realizar durante o dia >> cortisol é um hormônio da vigília e do movimento, do turno dia.
Com efeito antagônico, temos o segundo hormônio do ritmo circadiano: a melatonina. O hormônio melatonina ativa o nosso relaxamento >> a melatonina nos coloca para dormir no turno que corresponde a este ritmo: noite. Ambos hormônios têm uma ciclicidade natural quando estamos bem.
Uma pessoa com estresse elevado envia de forma crônica sinais para o hipotálamo de não relaxamento, e, embora a luz do sol e o escurecer da noite incidam sobre os nossos mecanismos, maior é a dominância do nosso estado nervoso nos deixando em vigília mesmo que seja hora de dormir.
É assim que o estresse afeta o sono: o cortisol se sobrepõe ao relaxamento, e então se desencadeia uma outra história hormonal, esta com impacto nos mecanismos da fome.
A melatonina, o hormônio do sono, atua sobre hormônios de outro sistema: os de dentro do estômago. Dentro do estômago existe a grelina – o ‘hormônio da fome’. Quando dormimos bem, os hormônios melatonina e grelina se correspondem e se dizem que não precisamos de energia para a vigília – Se não vai agir, porquê comer? Desativa-se, assim, a grelina e o seu sinal de fome. Agora, se estamos acordados, o sinal é outro: Coma já que estamos preparados para agir!
É assim que as relações e sinalizações hormonais acontecem, são influenciadas pelo ritmo biológico, mas muito mais pelo nosso estado emocional.
Esta é uma das vias que o estresse engorda: cortisol o hormônio do dia se sobrepõe ao hormônio do sono melatonina; a melatonina, por sua vez, quando não dorme, comunica o estômago para que a fome também não durma.