Nane de Souza – Nutricionista
É febre na internet a nova dieta de emagrecimento rápido, a Dieta do Ovo, você conhece? Entenda por que ela emagrece e qual direção você deve seguir com essa abordagem para ter resultados de perda de peso permanentes.
A Dieta do Ovo emagrece pois ela segue os mesmos princípios da Dieta da Proteína, da Dieta do Dr Atkins, do Dr Dukan, também o mesmo princípio da Dieta Cetogênica: exclusão dos carboidratos! A chave para o emagrecimento está em reduzir o consumo de carboidratos e priorizar a proteína, todas as abordagens para emagrecimento acabam chegando no mesmo ponto, o que muda é o nome, no marketing se usa muito isso de novas embalagens, rótulos e promessas para o mesmo produto, faz parecer algo novo, a Dieta do Ovo nada mais é do que a dieta da proteína.
Ela funciona porque na ausência de glicose alimentar, o corpo se força a quebrar gordura para obter energia, a quebra de gordura gera corpos cetônicos, por isso o nome de Dieta Cetogênica para uma das versões de dieta sem carboidratos.
O problema destas dietas é que ninguém consegue excluir carboidratos por muito tempo.
Não é necessário comer só ovo para ter o resultado da dieta do ovo quando se entende o fundamento: ovo é proteína e gordura, portanto você pode diversificar comendo carne de qualquer natureza, pois carne também é só proteína e gordura.
Dietas com exclusão total de carboidrato promovem perda de peso rápido, mas devem ser feitas por pouco tempo. Só proteínas, sem nenhuma salada, eu aconselharia por no máximo cinco dias. Ainda que se faça por pouco tempo, a exclusão total de glicose da alimentação promove aprendizado ao organismo – usar a gordura como fonte de energia, e a se pessoa souber aproveitar esta mudança metabólica terá a chance de engrenar no emagrecimento com mais tração, mesmo se em seguida voltar a comer carboidrato. Claro, essa volta ao carboidrato deve seguir as regras da alimentação saudável e equilibrada. O passo conjunto é fazer musculação para construir massa magra, pois massa magra é o tecido que mais consome glicose, permitindo à pessoa um consumo mais liberado de carboidratos.