Daqui a duas semanas será o feriado de Páscoa. Uma data que já foi muito importante para a economia da nossa região, sendo o principal feriado junto com as festividades de Natal. Digo que já foi, pois parece que não é mais. Não muito tempo atrás, milhares de turistas vinham prestigiar as inúmeras atrações como a Choco Fest e as Feiras de Páscoa. Este ano tudo está muito devagar, inclusive há pouca divulgação. Gramado até colocou decoração nas ruas e fez uma programação. Um pouco acanhada, mas fez. Porém muito distante do que já foi.
E Canela? Ainda não há decoração nas ruas e muito menos programação oficial do município. Lamentável ver o estado de abandono da área cultural, tão essencial em cidades que tem o turismo como principal atividade econômica. O que será usado para atrair turistas? Existe um calendário de eventos? Existe algum planejamento?
E ainda querem nos fazer acreditar que a região teve 8 milhões de turistas em 2023, quando foram vendidos somente 150 mil ingressos no Natal Luz. Turismo não pode viver de ilusões. Chegou a hora do setor turístico parar, pensar e planejar. Nem mesmo sabem qual é o perfil do turista que pretendem atrair para cá. Seja com ações do Poder Público ou da iniciativa privada algo precisa ser feito.
Outras cidades e Estados já começam a despontar no setor turístico com roteiros atraentes e nossa região parece que parou no tempo. Temos muitas atrações para poucos turistas. Hoje a Avenida só fica trancada por causa das obras intermináveis. Canela não tem espaço para eventos, não tem espaço para esportes, não tem espaço para cultura. O que existia deixaram ruir e vai custar caro para remontar espaços.
Talvez eu esteja exagerando, mas é visível o movimento abaixo do que deveria ter nessa época. A região tem belezas naturais, tem atrações, tem pessoas capacitadas no turismo, sejam empresários, gestores ou colaboradores, mas precisa também de estudos e de planejamento turístico. Amontoar atrações parece não estar surtindo o efeito desejado.