oto: Rita Souza
Treinamento visa orientar agricultores que se inscreveram para participar da Festa Colonial
A crescente importância da Festa Colonial de Canela, que em 2024 chega à sua 30ª edição, demanda uma capacitação cada vez mais profissional dos produtores rurais. Com o objetivo de garantir a qualidade dos produtos oferecidos, o Escritório Municipal da Emater realizou, na tarde de quarta-feira (5/6), no Cidica, o Curso de Boas Práticas de Produção, Manipulação, Atendimento e Legislação. O curso foi ministrado pelo extensionista Médico Veterinário Ricardo Capelli, do Escritório Regional da EMATER/RS-ASCAR de Caxias do Sul e instrutor do Centro de Treinamento de Agricultores de Fazenda Souza (CEFAS).
Alexandre Meneguzzo, extensionista rural e chefe da Emater em Canela, destacou a importância do curso: “Esse curso é de grande importância para que os agricultores possam atender melhor seus clientes e alavancar suas vendas com um produto de qualidade, principalmente na Festa Colonial.”
A secretária adjunta do Turismo e Cultura, Gabriela Friso, ressaltou a necessidade de conhecimento das boas práticas de fabricação por parte dos produtores: “Os alimentos necessitam de procedimentos a fim de garantir a segurança tanto no seu processo de manipulação quanto na higiene, a fim de evitar contaminações que podem ser prejudiciais ao público consumidor. Se isso acontecer, o expositor também perde, porque seu produto perde a confiança.”
A Festa Colonial, que acontecerá de 12 a 28 de julho na Praça João Corrêa, é um evento que estimula a economia local e oferece suporte aos agricultores, proporcionando um espaço onde eles possam comercializar seus produtos de qualidade. Alexandre Meneguzzo reforçou: “Esse treinamento é mais um apoio que esses produtores vêm recebendo para garantir um produto de qualidade e valorizar a identidade cultural de nossa cidade.”