A Páscoa desse ano deverá ser a mais doce dos últimos anos para o comércio e o trade turístico na região. O provável fluxo turístico que está sendo aguardado será um fôlego extra para a economia local. A expectativa é de que a ocupação hoteleira em Canela, Gramado e Nova Petrópolis atinja 100% até o final do feriadão, que inicia na sexta-feira (Paixão de Cristo) e encerra na segunda-feira (21), com o Dia de Tiradentes.
A estimativa é do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias (Sindtur), com base nos dados gerados pelo Flutua, plataforma que monitora a reservas em estabelecimentos hoteleiros. A perspectiva é de que a ocupação dos leitos hoteleiros em Canela, que na quarta-feira (16) era de 90,4%, durante o feriado prolongado de Páscoa atinja a expectativa de chegar próxima a 100%. Canela conta com uma estrutura hoteleira que inclui 82 empreendimentos de hospedagem, com 2.252 unidades habitacionais totalizando 5.811 leitos. Gramado tem 206 estabelecimentos hoteleiros com 9.415 quartos somando 24.839 leitos. Nova Petrópolis, a rede hoteleira tem 52 hotéis e pousadas, com 426 unidades habitacionais com 1.126 leitos. “Na região, a ocupação está em 95%, mas ainda existem vagas disponíveis. Essa Páscoa é o novo recomeço depois das enchentes. Quando teve as últimas promoções nos já esperávamos um grande movimento”, comenta o presidente do Sindtur Serra Gaúcha, Cláudio Souza. “Daqui para frente começa um fluxo constante de visitantes. A nossa normalidade financeira começa agora”, acrescenta Souza. O dirigente e empresário, explica porque essa Páscoa está sendo considerada a melhor nos últimos anos. “Estamos mostrando a força do turismo da região, essa Páscoa é uma grande vitória. Antigamente a hotelaria lotava de sexta a domingo, e com o feriado prolongado a ocupação será de quinta a segunda-feira, aumentando o tempo de permanência do turista na região”, comemora Souza. A plataforma Flutua indicou que a maioria dos visitantes é vinda dos estados de São Paulo e Santa Catarina, com destaque também para o grande fluxo de turistas gaúchos.
O clima ameno, a gastronomia diversificada e de qualidade, atrações voltadas para todas as idades (especialmente para o público infantil) e as belezas naturais da cidade – reconhecida como a Capital dos Parques Temáticos -, são alguns dos motivos que influenciaram a escolha de Canela como destino de milhares de visitantes no feriadão. Para o titular da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, Rafael Carniel, em Canela, o turista encontra uma experiência completa, e é isso que faz com que o visitante retorne em outras datas, como a Semana dos Namorados, em junho, e na programação do Sonho de Natal, em novembro e dezembro. “Ver a cidade vibrando com visitantes de todo o Brasil e da América do Sul, com mais de 90% de ocupação no feriado, é a prova de que estamos no caminho certo. Quem vem, se apaixona e sempre volta”, vibra Carniel.
TURISTAS ESTRANGEIROS
Em Canela outro dado que chama atenção é o de visitantes estrangeiros que já soma 12% do total de pessoas que passarão por Canela no feriadão. Neste ano, em especial, houve crescimento no número de visitantes oriundos de países da América Latina. Os turistas estrangeiros são percebidos há algum tempo, e isso se deve ao fato de ser uma época de férias na Argentina e no Uruguai. É um período chamado de “Semana do Turismo”, em que escolas e repartições públicas fecham, fazendo com que os “hermanos” viagem para descanso e lazer. A escolha pelo Brasil como destino, especialmente o Rio Grande do Sul, se dá pela proximidade geográfica, a possibilidade de viajar por via terrestre, além da reconhecida hospitalidade do povo gaúcho. O presidente da Associação de Bares e Restaurantes da Região das Hortênsias (Abrasel), Marcelo Wazlawick, afirma que o aumento expressivo na procura dos argentinos e uruguaios reforça o intenso trabalho que tem sido desenvolvido para consolidar Canela como destino turístico. “Esse fluxo representa um impacto muito positivo para toda a cadeia do turismo, especialmente para bares e restaurantes, que têm se preparado com muito carinho para receber esses visitantes com gastronomia de qualidade e hospitalidade”, destaca Wazlawick. Ainda de acordo com apontamento da Sindtur Serra Gaúcha, os visitantes com origem na Argentina e no Uruguai são o quarto maior contingente que estará na cidade durante o feriadão de Páscoa, seguidos pelos próprios gaúchos, que vem aproveitar o descanso de quatro dias, e de turistas de Santa Catarina e de São Paulo.
FLUXO INTENSO NAS RODOVIAS
Na Serra Gaúcha, destino tradicional para turistas nesta época do ano, a movimentação será intensa. Na ERS-115, passando pela praça de pedágio de Três Coroas, são esperados cerca de 66 mil veículos, com alta de 60% na quinta-feira e de 57% na segunda-feira. Já na ERS-235, a praça de pedágio de Gramado deve receber 33,8 mil veículos ao longo do período, com aumentos de 47% na quinta-feira, 21% na sexta-feira e expressivos 88% na segunda-feira, em relação à média normal. Ainda na ERS-235, a praça de pedágio de São Francisco de Paula também deve registrar cerca de 24,4 mil veículos. Os maiores picos são esperados na quinta-feira, com aumento de 79%, e na segunda-feira, com 47% de elevação no fluxo. Embora os horários de maior movimentação sejam semelhantes aos das demais praças, o tráfego na região tende a ser mais equilibrado nos dois sentidos, já que a rodovia está posicionada entre dois importantes destinos turísticos.

Apresentações artísticas gratuitas encantam visitantes e comunidade
Foto: André Fernandes
A alegria e o encanto da programação
A Páscoa em Canela segue encantando moradores e visitantes com uma programação repleta de cor, fantasia e emoção. Um dos momentos mais esperados do feriadão é a Fábrica de Doces do Sr. Coelho – Parada de Páscoa, que acontecerá no sábado (19) e no domingo (20), às 10h30, saindo da Catedral de Pedra em direção à Praça João Corrêa. A Fábrica do Sr. Coelho é um verdadeiro espetáculo ao ar livre, reunindo mais de 70 personagens, banda musical, os fantoches de empresas canelenses e muita interação com o público quando o cortejo chega à Praça João Corrêa. Um momento lúdico e festivo que transforma a cidade em um cenário encantado, despertando sorrisos e encantamento em crianças e adultos.
A decoração temática, espalhada pelas ruas centrais, completa o cenário de magia, com bonecos de coelhos, osterbaums coloridos, guirlandas e muitos detalhes que tornam Canela um convite à contemplação e à memória afetiva da Páscoa. A Toca do Coelho, um ornamento super contemporâneo, já foi eleito o espaço mais instagramável do evento.
Além da Fábrica do Sr. Coelho, a programação inclui diversas disciplinas artísticas: no sábado, às 14h, a peça teatral Escola de Coelhos; no domingo, às 14h, mais teatro com a apresentação “Em que posso ajudá-lo”; e, nos dois dias, às 17h, “Músicas que encantam”, com artistas locais trazendo a boa música para o centro da cidade. O espetáculo Ofício de Trevas, que estava previsto como atração da programação artística da Páscoa em Canela não ocorrerá este ano, por decisão da organização do evento.