Hora de o turismo dar a volta por cima
Após as chuvas cessarem e o sol reaparecer, dando a certeza de que dias melhores estão por vir, a retomada turística na região começa a acontecer. O feriado de Corpus Christi marca o reinício das atividades da cadeia turística após a catástrofe climática deixar um rastro de destruição em alguns pontos isolados de Canela e Gramado e causar sérios prejuízos ao turismo que é o pilar da economia local.
Por ser um feriado prolongado, Corpus Christi é uma data comemorada pelo trade, uma vez que, a região tradicionalmente registra grande movimentação turística neste período.
De acordo com levantamento do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (Sindtur Serra Gaúcha), a ocupação hoteleira de 30 de maio a 1º de junho está prevista inicialmente para 20,7%. Outro segmento que também voltou a funcionar, é o dos parques temáticos. A maioria das atrações retomou as suas operações no feriado de Corpus Christi.
“Hoje estamos vivendo uma situação um pouco mais confortável, obviamente ainda existem problemas e uma questão humanitária em algumas cidades, mas nós entendemos que as coisas precisam começar a acontecer. A retomada vai ser lenta, mas ela vai acontecer”, comenta o presidente da Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha (Apasg), Renato Fensterseifer Jr.
“A nossa expectativa é de bom público para este feriado, os parques estão com campanhas solidárias. Precisamos voltar a girar pela questão econômica e dos empregos, isso é importante também”, ressalta Fensterseifer.
Liderança empresarial do ramo turístico, Any Brocker CEO e Founder do Grupo Brocer, conduziu um passeio com influenciadores digitais locais na manhã desta quinta-feira (30), para marcar a retomada do BusTour, uma atração turística que auxilia na mobilidade urbana e conecta mais de 40 atrações de Gramado e Canela. “Acredito que a nossa retomada será de forma gradativa, mas será mais rápida do que a gente imagina”, comentou a empresária. “A chegada do feriado é um marco para retomarmos as atividades na Serra Gaúcha com o turismo, que é uma importante economia na região que vai ajudar a reconstruir o nosso Estado. O Bustour em funcionamento, os parques e passeios trazem a alegria de volta a nossa linda região”, avalia a diretora operacional do Grupo Brocker, Carlise Bianchi.
Para unificar as ações e movimentos visando a reconstrução turística em Canela, foi criado um Comitê de Marketing Estratégico vinculado a secretaria Municipal de Turismo e Cultura. “Estamos fazendo um trabalho de novo posicionamento para a Serra Gaúcha, esse é o nosso foco. Estamos trabalhando em uma campanha que passe a mensagem de que Canela e Gramado são os melhores destinos para se visitar”, revela o gerente comercial do Parque Caracol, Renan Pacheco.
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Canela (ACIC), Maurício Boniatti, o fluxo turístico voltará ao normal aos poucos. “Eu acredito que liberando um pouco as vias tendo alguns voos em Caxias em Canoas, um pouco vai ser retomado, mas não tudo que merecemos. Nós já temos algumas ações planejadas. Em cada mês, até o fim do ano vamos ter campanhas de descontos e movimentos na gastronomia”, opina Boniatti.
EXPECTATIVA do trade é de que o fluxo turístico retorne gradualmente fazendo a roda da economia girar novamente
Foto: Lucas Dias
PONTO DE PARTIDA PARA A RECUPERAÇÃO DO TURISMO
A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura está envolvida diretamente na realização de ações para que o turismo, principal atividade econômica da região volte a pulsar. “Vamos lançar um vídeo demonstrando a segurança do destino Canela, as rotas que conduzem até a nossa cidade estão aptas a receberem trânsito. Estamos com todos os nossos atrativos e com todo o trade funcionando seja comércio, seja hotelaria e os próprios atrativos”, comemora o secretário de Turismo de Canela, Gilmar Ferreira. “O feriado será um ponto de partido, será a retomada até porque vamos contar com divulgação orgânica das pessoas que nos visitarem. Canela está disposta a investir um valor considerável para que cada vez mais consigamos divulgar o destino e fazer com que o turismo retorne. Principalmente nas férias de junho precisamos fazer com que Canela volte a lotar”, frisa Ferreira.
“Não Cancele, Não Remarque, Venha”
Em um movimento estratégico para revitalizar o turismo no Rio Grande do Sul, secretários de turismo de diversas cidades reuniram-se em um encontro liderado por Gilmar Ferreira Secretário de Turismo de Canela. O evento contou com a participação dos representantes de Ametista do Sul, São Miguel das Missões, Gramado, Torres, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Flores da Cunha e Bento Gonçalves. Durante o encontro, foram discutidas pautas essenciais para enfrentar os desafios atuais e promover um novo slogan que visa impulsionar o turismo regional: “Não Cancele, Não Remarque, Venha”. O novo slogan, foi destacado como uma mensagem central para incentivar os visitantes a explorarem as belezas e atrações do estado. A campanha busca reverter cancelamentos e adiamentos de viagens, promovendo uma retomada segura e planejada do turismo.
VOOS COMERCIAIS COM DESTINO À REGIÃO
Outro fator que está contribuindo e muito para a retomada turística na região, é o fato de a malha área do Estado entrar em operação para voos comerciais novamente. Com o Aeroporto Internacional Salgado Filho inundado e sem previsão de data de reabertura, a Base Aérea de Canoas (foto) temporariamente vem recebendo e sendo ponto de partida de algumas aeronaves com visitantes com destino a Serra Gaúcha ampliando a oferta de voos com passageiros com destino para a Região das Hortênsias. Na manhã desta segunda, pousou o primeiro avião comercial no terminal provisório. Ele saiu de Congonhas, na capital paulista, às 8h. À tarde, às 13h45, chegou à base aérea um voo da Latam, que saiu de Guarulhos, também em São Paulo. A Fraport Brasil, concessionária do terminal porto-alegrense, está utilizando o ParkShopping Canoas, que foi organizado com os ambientes necessários para recepcionar os passageiros e iniciar os procedimentos de embarque e desembarque. Dali, onde vai acontecer o check-in, os passageiros são levados por terra até a base aérea. Atualmente O Aeroporto Regional Hugo Cantergiani em Caxias do Sul, opera uma média de seis voos comerciais diários com origem e destino aos aeroportos de Campinas, Congonhas e Guarulhos. As companhias aéreas responsáveis pela oferta de assentos são a Azul, a Gol, a Latam e a Voepass.
Foto: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielle Varela