Feral é uma denominação dada a um animal doméstico, seja cão, gato ou porco que se afasta do convívio humano e passa a viver independente, retornando a sua condição selvagem. Este fato acontece quando há uma falta de comida ou abrigo, forçando-os a se virarem por conta própria.
Em Canela, no Açougue e Mercearia Gallas, surgiu um destes casos quando uma gata, já em estado feral, deu cria no abrigo alto e seguro de uma aba do telhado. Seus três filhotes cresceram, estão bem desenvolvidos e aparentemente saudáveis. Como já são ferais, não aceitam a aproximação de ninguém. Fogem a menor tentativa de serem pegos e afagados. Assim me disse o Carlos Gallas, um dos proprietários do estabelecimento: “Muita gente quer adotar os gatos e eu digo: é só pegar e levar. Mas ninguém consegue.” Furiosos, reagem com mordidas e arranhões a qualquer um que se aproxime, deixando claro o lado indomável deles.
Tornaram-se uma família de gatos selvagens urbanos, desafiando quem consiga pegar qualquer um deles. A instalação de alguma gaiola com isca poderia capturar um ou outro, mas estes gatos não se adaptam ao convívio doméstico e expressam seu modo ancestral de sobreviver, caçando e se abrigando em locais inusitados, seguros e longe do alcance de predadores e humanos.
Na Estância Tio Tonho, em São José dos Ausentes, tem gatos vivendo pelo galpão, são ariscos e não se deixam pegar. Igualmente, utilizam a segurança do abrigo para ali viverem e criarem seus filhotes. É um caso intermediário de gato feral com alguma tolerância à presença humana, em troca de abrigo e algum alimento.
Os gatos selvagens do Gallas já são uma atração, seja pelo inusitado do local ou pela beleza dos olhos azuis dos filhotes e sua autonomia. De cima do telhado, observam os curiosos que ficam fotografando e tentando atrair um ou outro, sem sucesso. Quanto tempo ficarão por ali? Eles decidem. Quando a mãe achar o lugar impróprio, vai sumir com suas crias para um outro abrigo considerado melhor e mais seguro, longe dos olhares dos curiosos querendo, a todo custo, reverter seu comportamento para se tornarem animais domésticos. Um saludo aos gatos ferais, independentes, intrigantes e fascinantes.