(Em uma “aulinha”…)
No clima de “mês do descobrimento” e sem querer ensinar história, este espaço traz alguns fatos sobre a história do nosso Brasil.
Panorama geral
Na terça-feira: algumas ervas surgem flutuando ao lado das naus.
Na quarta-feira: de manhã, são avistados alguns “fura-bucho” – espécie de gaivota em voo, sinalizava a presença de terra próxima.
E, à tarde do mesmo dia: algumas silhuetas no horizonte denunciavam um “grande monte”, cercado por terras planas.
Era 22 de abril de 1500. Após 44 dias de viagem a frota de Pedro Álvares Cabral vislumbrava terra…
Outros nomes
Pindorama: (nome indígena)
Ilha de Vera Cruz: (1500)
Terra Nova: (1501)
Terra dos Papagaios: (1501)
Terra de Vera Cruz: (1503)
Terra de Santa Cruz: (1593)
Terra Santa Cruz do Brasil: (1505)
Terra do Brasil: (1505)
Brasil: (a partir de 1527)
O nome
Conforme alguns historiadores, o nome Brasil vem em “parte” da árvore “pau-brasil”. Pois, como se sabe, há mais de 20 interpretações a respeito da origem do nome….
Conforme “História do Brasil” (Zero Hora – sem data): Brasil: do francês “brésil” que, por sua vez, é originário do toscano “verzino”, uma madeira da Itália usada na tinturaria. Também certo, dizer que vem do celta “bress”, origem do inglês “to bless” (abençoar), expressão que batizou a Ilha da Bem-Aventurança, Hy Brazil.
A palavra pode ter surgido da coincidência entre o vocábulo “bresail” (terra abençoada) e “brasil”, gerando a confusão da qual resultou a certeza de que do nome da madeira nascera o nome do país.
O pau-brasil pode não ter dado o nome ao país. Mas foi com certeza ele que batizou seu povo: eram chamados de “brasileiros” aqueles que traficavam o “pau-de-tinta”.
Árvore pau-brasil
Nome: caesalpinia echinata
Família: leguminosae
Distribuição: do RJ até o RN
Altura média: de 10 a 15m
Sem esquecer que, além destes, muitos outros nomes, vultos, datas, locais, atos e fatos contam a história desse Brasilzão de Deus… a nossa terra!