Aproveitei um pequeno intervalo nos trabalhos no final de ano para um roteiro entre o mar e a lagoa dos patos, iniciado no litoral norte – Palmares do Sul e concluído no litoral sul, em São José do Norte. Não é um roteiro da CVC ou da moda e nem me rendeu comentários ou fotos instagramáveis e o melhor, não cobram pela grife. É turismo para quem gosta de curtir a simplicidade daquilo que a natureza oferece. Havia muita gente de outros estados e países e assim, a dificuldade de vaga nos hotéis ou casas por “airbnb” foi ampliada. Hotéis e Pousadas oferecem aquilo que eu, e a maioria das pessoas que viajam por prazer ou trabalho procuram: boas acomodações, atendimento humanizado e preços honestos. Obviamente fiquei todo o tempo fazendo comparações com Canela.
Em todos os lugares por onde passei a atenção foi impecável com atendentes que deixaram a impressão de estar naqueles lugares com prazer e com satisfação por receber clientes que lotavam hotéis, restaurantes e praias. Ninguém demonstrou tédio ou desinteresse pelos clientes e o melhor foi perceber o desejo de aprendizado, de saber como desenvolvem esse mesmo ofício em Canela ou Porto Alegre. Precisamos retomar a humildade, nossa característica de outrora e que foi perdida com a chegada dos milhões: de visitantes, de investimentos, de novos trabalhadores no setor e de pretenção.
Incrível também perceber que existe identificação cultural, ou seja conhecem aquilo que estão vendendo, desvendam o lugar, anunciam os pontos turísticos, contam a história daquela gente, apresentam a comida típica, valorizam o folclore, as lendas, tradições e, tão significativo quanto, em nenhum momento responsabilizaram o Poder Público por suas fragilidades, ao contrário, demonstraram que a iniciativa privada sabe seu papel e o desempenha com maestria. A ACIC deu essa aula de integração comunitária quando assumiu, junto com a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, as projeções na Igreja Matriz. É hora de aprendermos com eles e fazermos aquilo que pode ser feito.
O calendário já informa a retomada da promoções turísticas e nos cabe ter o cuidado de não fazer mais do mesmo criando diferenciais dos eventos passados, buscando a participação da comunidade novamente e o imprescindível: apresentar Canela à quem está chegando, à quem está investindo, à quem está trabalhando aqui e para isso pode ser contratado o Olmiro Boeira dos Reis, a Ana Glenda Wiezzer, o Thiago Mello, a Beth Bado, o Marcelo Weeck, a Marizabel Wiezze, o Pedro Oliveira, o Braulio Ricardo, o Márcio Cavalli, o CTG Querência, a Glenda Wiezzer, os Tapejaras, o Luiz Alves, o Rodrigo Cadorim, a Marina Gil, o Retruco, a Lisi Berti, o FOCA, a Sheila Bertolucci, a Carla Reis, o Webinha, a Neusa Martinotto, o Braza, a Daiene e o Cesar Cliquet, o Braulio Ricardo, o Julio Dias, os Seibt que conhecem os saberes e fazeres da nossa gente e com eles montar um programa de apresentação dessa terra aos novos canelenses. Isto merece ser prioridade para que o excelente cenário de novos investimentos fortaleça os antigos e os pequenos empreendedores. Assim canela voltará a ser de todos os sotaques, todos os matizes ideológicos, todas as cores e extratos sociais.