O paulistano Eduardo Kobra é criador de uma arte tão impactante e disseminada que o torna assunto recorrente aqui na coluna. Assim como executa uma obra numa das grandes metrópoles mundiais, pinta uma lateral de prédio no interior do Rio Grande do Sul (em Lageado, por exemplo). E Kobra também é admirado pelo seu envolvimento com as causas em que acredita, como o combate à violência, ao racismo e pela união dos povos. Recentemente e novamente, foi notícia por dois fatos.
Em auxílio- aos flagelados nas enchentes no RS, Kobra produziu a tela Resistência (à esquerda) que retrata um punho tatuado com a Estátua do Laçador segurando a bandeira do Rio Grande do Sul, para ser leiloada. Sucesso total, a tela, de 2,4m de altura por 1,95m de largura, após cinco dias recebendo lances, foi arrematada por R$ 325 mil. Além do leilão, arrecadações simultâneas via Pix e a venda de serigrafias com o desenho da tela original somaram mais de R$ 1,5 milhão. Já na localidade de Saint-Ouen, nos arredores de Paris, onde a delegação brasileira vai estar alojada nas Olimpíadas, ele criou o mural “Voz da liberdade”, inspirado na tela “A liberdade guiando o povo”, de Eugène Delacroix.
DE KOMBI NO MUNDO XVIII
Vanessa Rosa de Souza é uma adepta das Kombi homes que partiu de São Paulo para o RS com um propósito mais nobre do que só conhecer os lugares. Ao ver as notícias, no início de maio, sobre as nossas enchentes, mudou os planos de ir para o Nordeste e embicou sua Kombicherry (Instagram @kombicherry) para o Sul, chegando em Canoas para trabalhar como voluntária. Paulista e do mundo, essa mulher de coragem já esteve, antes de comprar e adaptar a Kombi 2001, em 47 países. Agora conheceu Canela, viaja sem o controle do calendário e, ao volante, vai degustando principalmente a sua paixão pelas praias do Brasil.
JORNAL DE PEGAR PARA LER
“A leitura do jornal impresso é uma ferramenta poderosa para a educação. Ela enriquece o vocabulário, melhora a expressão dos alunos e os conecta com a realidade ao seu redor. Uma edição do jornal pode ser trabalhada por quase um mês na escola, pois se relaciona com todas as disciplinas, como turismo, economia e cuidados com o meio ambiente.”
Professora Ângela Maria Perotto de Oliveira, da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Ernesto Dornelles, de Canela, onde alunos do 4º ano exploram o mundo da leitura tradicional.
CORDAS E TAMBORES
Acontece no próximo 3 de julho, a partir das 20h, no Gazebo Cultural, a primeira edição do Guitardrum in Concert, evento com os alunos de guitarra e bateria da Oficina da Música, orientados pelos professores Renan Pomie e Lázaro Rodinelli, com participação dos alunos de técnica vocal da professora Laura Franco. Os alunos trarão ao palco do Gazebo Cultural, um repertório variado, movido a muito rock’n roll.
O objetivo do Guitardrum é mostrar um pouco do trabalho que é desenvolvido durante as aulas, além de proporcionar a integração dos alunos. Gratuito.