Foto: @dronefabiano68 – Instagram paroquia de canela
Local que não merece servir de cenário para acontecimentos absurdos, a Catedral de Pedra resgatará o brilho com mais uma projeção de luz e som do Projeto Luminata. Fernando Martinotto e as equipes da Ilumina Canela Espetáculos e da Oktaprod Produtora brindarão população e turistas com o espetáculo
Recomeço – palavra de ordem neste RS de 2024.
Mais uma vez a igreja servirá como grande tela de basalto para a beleza que a tecnologia e o talento dos criadores proporcionam, mais uma vez o som emocionante vai ecoar nos prédios do entorno, com um grande adicional de qualidade, a voz de Pedro Bial. Um dos cartões de visitas da Globo, o apresentador, jornalista, ator, escritor, cineasta e poeta carioca de pronto atendeu ao pedido da produção do show e emprestou a voz, sem custo algum, em homenagem à resiliência gaúcha. O texto que Bial gravou é de autoria da canelense Deise Vaccari (veja abaixo).
Recomeço estreia segunda, 5 de agosto, com duas exibições diárias, às 20h e 21h, e segue até 31 de outubro (exceto em dias de programação da Paróquia. Apoio Mãos do Mundo e Paróquia N.- Senhora de Lourdes.
A RECONSTRUÇÃO, MUITO BEM CONTADA

De recomeços são feitos os nossos dias; são ciclos infinitos e ininterruptos que nos convidam à necessidade de nos reerguermos após cada queda; serão a bravura, a vontade e a coragem dessa nossa gente aguerrida que nos trarão um horizonte repleto de reconstrução e esperança.
Este excerto foi pinçado da crônica de Deise Vaccari que todos ouvirão defronte à Catedral de Pedra, na nova temporada do Luminata com o show Recomeço. Deise (40) é servidora pública e bacharel em Letras. Não vive da escrita mas acredita que uma boa redação é fundamental em todos os aspectos da vida cotidiana. “A escolha das palavras certas é crucial para uma defesa adequada de nossas ideias”, opina. “Um bom texto, um bom argumento têm valor inestimável.”
ENSINANDO A SALVAR O PLANETA

A arteterapeuta, educadora ambiental e artista plástica Kira Luá e a escritora e poeta Maria Eduarda Novaes se uniram em um projeto de educação ambiental através das artes, aplicado até o momento em três escolas de Canela. O projeto foi selecionado pelo Edital Tem Cultura em Canela 8/2024, do Departamento de Cultura de Canela e do Conselho Municipal de Políticas Culturais e comprovou ser uma iniciativa de grande valia para os alunos.
Mesclando teatro, artes plásticas e literatura, os alunos do 5º ano das escolas Municipal Severino Travi, Municipal Especial Rodolfo Schlieper e Municipal Machado de Assis tiveram a oportunidade de aprender sobre a ecologia e a importância da preservação do meio ambiente. A dinâmica dos encontros: primeiramente, os alunos assistiram a um teatro de bonecos apresentado dentro de uma enorme caixa do tipo lambe-lambe sob efeito de luz negra; lá, os Kiakitos, seres do planeta Kiaki, vêm à Terra alertar os moradores para que preservem sua natureza, ou, do contrário, o planeta passaria pelos mesmos problemas que o deles enfrentou. Nessa imersão interativa, as próprias crianças compartilharam suas ideias para salvar a Terra do desastre.
Passo seguinte, os próprios alunos foram artistas plásticos e escritores por um dia, fabricando seus próprio Kiakitos, bem como a história de seu super-poder para nos salvar. Em sua maioria, as crianças relataram que a experiência foi divertida e também muito instrutiva, e manifestaram o desejo de participar de mais atividades interativas onde eles se sintam mais agentes do processo que apenas expectadores e receptores.