A Vitivinícola Jolimont alcançou um feito notável ao conquistar cinco medalhas de ouro no 12º Brazil Wine Challenge, o único concurso brasileiro com chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Este evento, realizado em Bento Gonçalves pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), reuniu mais de 1.000 amostras de 14 países, avaliadas por um júri de 85 especialistas de sete nacionalidades.
Durante o evento, que ocorreu em julho, os vinhos da Jolimont que se destacaram foram: Chardonnay Querências do Sul (safra 2021), Chardonnay Reserva (2022), Intendente (2015), Morro Calçado Cabernet Sauvignon (2021) e Tannat Reserva (2021). “Estes dois últimos, por exemplo, estão entre os mais vendidos atualmente, somando cerca de 200 mil garrafas anuais. Manter alto padrão de excelência mesmo com rótulos que atendem a grandes demandas, a ponto de conquistar o ouro em um concurso desse nível de exigência, com tantos países concorrendo, é uma honra e um feito muito relevante. Vale ressaltar que são produtos reconhecidos em outras premiações importantes também, o que reafirma o quanto nosso trabalho é qualificado, consistente e representa o melhor do vinho brasileiro”, destaca o enólogo da Jolimont, Joel Ferrari.
SOBRE O BRAZIL WINE CHALLENGE
O Brazil Wine Challenge (BWC) é um concurso internacional de vinhos realizado no Brasil e é o único no país com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Coordenado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), o concurso segue rígidos critérios técnicos para garantir a idoneidade e justiça na avaliação das amostras inscritas. Na edição de 2024, o BWC registrou 1.034 amostras de 191 empresas de 15 países, tornando-se um dos maiores concursos de vinhos das Américas.
O processo de avaliação do BWC inclui a inscrição e codificação das amostras, seleção dos degustadores, preparação das amostras na temperatura ideal e degustação às cegas. O júri é internacional e composto por especialistas com conhecimento técnico em degustação de vinhos, garantindo a imparcialidade das avaliações.
A chancela da OIV confere prestígio e credibilidade ao BWC, atraindo participantes de alta qualidade e conferindo maior visibilidade aos vinhos premiados. A OIV supervisiona todo o processo e pode formular recomendações ou retirar a patronagem do concurso, se necessário. O BWC é comparável a outros concursos internacionais renomados, como o Vinalies Internationales da França, destacando-se pela seriedade e credibilidade na avaliação dos vinhos.