Nane de Souza – Nutricionista
Outubro é um mês rosa, da saúde feminina, voltado à prevenção do câncer de mama e também é o mês da menopausa, dado o Dia Mundial da Menopausa, 18 de outubro, instituído pela OMS (Organização Mundial da Saúde) junto à Sociedade Internacional da Menopausa em 2009.
Menopausa é uma data de mudança de fase na vida da mulher: encerra-se o seu tempo reprodutivo. O diagnóstico menopausa significa um ano sem menstruar e ocorre por volta dos 50 anos. A mulher para de menstruar por causa do envelhecimento ovariano que por sua vez esgota a produção dos hormônios estrogênio e progesterona.
A queda dos hormônios estrogênio e progesterona traz muitos impactos à vida da mulher, talvez o que você mais ouça falar é sobre os problemas que a menopausa traz para a saúde óssea e cardiovascular, mas essas descobertas foram apenas as primeiras a se correlacionar com a queda do estradiol (a fração boa do estrogênio).
A queda dos hormônios também provoca mudança no formato do corpo da mulher: as formas femininas se desenvolvem na puberdade e mais uma vez o estrogênio é o hormônio responsável pelo desenvolvimento do volume das mamas, quadris, coxas e nádegas. O estrogênio pega a gordura do corpo e acomoda para esses lugares dando a característica física do gênero feminino. Com a sua queda, perde-se o contorno (as curvas) e ocorre uma mudança na localização da gordura corporal: a gordura ora do quadril e coxa, tende a se depositar no abdômen.
Entender que a causa da mudança da distribuição da gordura corporal é hormonal traz clareza e também direção. O que fazer para modelar o corpo depois da menopausa? Alimentação proteica + musculação. A musculação não devolve o desenho uma vez feito pelo estrogênio, mas transforma a gordura em massa magra, dá tônus e força física, entre muitos benefícios à saúde e longevidade.
Mudar de fase faz parte da vida e embora o que se discorre sobre menopausa pareça trágico, é para comemorar se chegamos a esta etapa, há alguns séculos a mulher não alcançava a menopausa, morria muito antes!
Outubro, o mês da prevenção do câncer de mama agora divide espaço com a menopausa, as duas pautas são sobre o aumento da expectativa de vida da mulher, sobre ter uma vida mais longa com saúde.