O futuro secretário municipal de Trânsito, Transporte e Fiscalização, Adriel Buss, 38 anos, já elegeu dois principais desafios que terá enquanto titular da pasta. Melhorar significativamente a mobilidade urbana é um deles. “A mobilidade urbana atual não atende a nossa realidade, nem para o canelense quanto para o turista”, avalia ele. “Vamos ter que inovar, com estudos técnicos e espaços físicos que temos”, afirma.
GUARDA MUNICIPAL
Com a experiência de 18 anos como policial militar, Buss vislumbra um planejamento municipal da segurança pública. “Ampliar a segurança no município e fazer a integração com órgãos estaduais como a Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros”, conta ele. Buss é favorável a implantação de uma Guarda Municipal armada. “É uma ferramenta importante para a segurança pública”, garante o futuro secretário.
Benchmarking
Em entrevista publicada na página 4 desta edição, o próximo secretário de Turismo e Cultura de Canela, Rafael Carniel, 41 anos, destaca que o benchmarking como ferramenta para desenvolver a Cultura e também algumas áreas do Turismo. Na prática, benchmarking significa buscar referências de como algo está sendo feito pela concorrência e adaptar para a sua realidade. Isso significa que o futuro secretário irá olhar para o que está dando certo em outros municípios e buscar implantar em Canela. Uma prática moderna de gestão.
MÉRITO CARTORÁRIO
A juíza da 2ª Vara da Comarca de Canela, Simone Chalela (foto) recebeu o Prêmio Mérito Cartorário 2023. A distinção foi concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em reconhecimento ao trabalho jurisdicional e cartorária da 65º Zona Eleitoral a qual é comandada por ela, e abrange os municípios de Canela e Gramado.
DE VOLTA
Alfredo Schaffer (PSD) reassume a sua cadeira como vereador titular na sessão de terça-feira (26). Ele participará de mais quatro sessões até o término da atual legislatura. Quem deixa a Câmara é o suplente, Felipe Caputo (PSDB), que estava na vaga de Schaffer.