Dra. Yale Jerônimo
Dermatologia e Tricologia
A saúde capilar é um complexo que necessita que todos os pilares do nosso corpo estejam adequados. E um dos mais importantes deles é a nossa saúde mental! É que o desequilíbrio que podemos ter devido a estresse recorrente, depressão, insônia ou outras condições psíquicas, como exemplo, a tricotilomania – transtorno em que a pessoa tem a compulsão de arrancar os próprios cabelos – está diretamente ligada à saúde mental, podendo afetar a saúde dos nossos cabelos de diversas formas!
O estresse crônico, aquele que parece nunca acabar, pode afetar negativamente o sistema imunológico, levando a um estado de inflamação crônica, que causa problemas como queda de cabelo ou perda de volume! Isso porque nosso sistema nervoso libera hormônios do estresse, como o cortisol, que podem desencadear essa resposta inflamatória. Esses quadros bagunçam os processos naturais de crescimento do cabelo, que passa por fases de nascimento, crescimento e queda – algo que é natural dos nossos fios – mas estando o nosso ciclo capilar desordenado, pode resultar em cabelos que não crescem direito, algo que digo que é uma reclamação constante dos meus pacientes no consultório.
E tem mais: em últimos congressos de medicina capilar no mundo, como o mais recente que aconteceu esse mês, em Dallas – EUA, apontam também que novos estudos associam um estresse superagudo (como um luto, um grande susto emocional como um término brusco de relacionamento) aceleramento de processos de branqueamento dos nossos fios! E quando falamos saúde mental e abordamos temas como esses, de estresses agudos e crônicos, não podemos deixar de lado a importância de avaliar o nosso padrão de sono. Quão bem estamos dormindo?