… ENTENDER O TEMPO.
MARÍLIA BERTI
Sócia da Black Investimentos
marilia@escritorioblack.com.br
Em tempos de planejamento financeiro, é crucial compreender a diferença entre simplesmente guardar dinheiro e efetivamente investi-lo estrategicamente. Guardar dinheiro é como construir uma reserva, e requer um nível mais conservador na questão de segurança imediata, enquanto investir implica abrir portas e dar chance de um crescimento a longo prazo, potencializando assim o seu patrimônio.
Existem diferentes nuances entre as duas abordagens, e a decisão de se escolher uma frente à outra dependerá obviamente dos objetivos e perfil de risco de cada investidor. Compreendemos que nem todos os investidores conseguem iniciar uma trajetória de investimento já com um horizonte de longo-prazo. Independentemente da escolha, de qualquer maneira, importante frisar que a informação é a chave para uma gestão financeira bem-sucedida.
A importância de investir com objetivo de longo prazo transcende a busca por ganhos imediatos, isto é fato. Ao adotar uma visão estratégica, os investidores dão chance a um crescimento gradativo e consistente do seu patrimônio ao longo do tempo. No mercado financeiro, o poder do tempo não só nos permite superar os altos e baixos temporários, como corrobora o tão desejado e mágico retorno composto (“o rendimento sobre os rendimentos”). Além disso, o horizonte longo desmistifica as flutuações do mercado, já que minimiza o impacto da volatilidade dos mercados.
No mundo dos investimentos, a paciência e a constância emergem como aliadas fundamentais para atingir o tal sucesso de longo prazo. Em um cenário muitas vezes marcado por flutuações e incertezas, a capacidade de manter uma visão estratégica é fundamental. A paciência permite aos investidores resistir às pressões do momento, evitando decisões impulsivas que podem comprometer o crescimento sustentável, e se mantendo na sua estratégia de investimento.
Juntamente com a constância, forma-se uma combinação poderosa, construindo uma base sólida para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades ao longo do tempo. É essa mentalidade resiliente que, no mundo nos investimentos, semeia as raízes do sucesso duradouro e da realização financeira.
Enfim, a jornada para se construir um patrimônio financeiro robusto requer mais do que simplesmente acumular recursos. É fundamental compreender claramente seus objetivos e as etapas envolvidas nesse processo. Ao ter uma visão definida, é possível alinhar estratégias de investimentos, orçamento e metas financeiras. Entender as etapas, desde a construção inicial até a diversificação e proteção do patrimônio, permite uma abordagem mais consciente, mas suscetível à retenção e adaptável às mudanças em cada circunstância.
Em última análise, é essa compreensão profunda que pavimenta o caminho para construção de um patrimônio duradouro e alinhado com suas aspirações de vida.
Por fim, relembro que um dos bens mais valiosos que temos é o tempo, e conforme já disse Benjamin Franklin “Time is Money”. Um excelente ano de 2024 a todos.