Em 13 anos de Nova Época sob a nossa gestão, um fato que orgulha sempre é vermos as páginas do nosso jornal inspirando e ajudando a educar crianças em escolas. Hoje vamos ilustrar essa iniciativa conjunta com o exemplo da Escola Estadual de Educação Básica Neusa Mari Pacheco – Ciep, em algumas turmas.
As turmas de 7º ano produziram
manchetes de capa de jornal, utilizando os diferentes tipos de sujeito, depois de analisarem edições do Nova Época.
Já uma de nossas reportagens sobre formas de reciclagem do lixo e controle de resíduos também serviu de fonte de estudo em sala de aula. As responsáveis pelas atividades foram as professoras Camila Brum e Rosângela Marisa da Silva.
SEMPRE É TEMPO DE LER GARCÍA MARQUEZ
O fato de ser fã de carteirinha do Gabriel García Marquez faz com que eu ponha ênfase nesse convite para irem à Biblioteca Cyro Martins, em Gramado, na segunda-feira (16) às 17 horas. Vai acontecer o último encontro de 2024 da Roda da Leitura e os participantes escolheram o conto “A sesta da terça-feira”, do autor colombiano, Prêmio Nobel de Literatura de 1982 e um dos pais do chamado Realismo Mágico Gabriel García Marquez.
Lendo uma passagem do conto, localizei Aureliano Buendía, um dos personagens icônicos de “Gabo” , que povoa até hoje a imaginação de quem curtiu seu best seller Cem Anos de Solidão:
Levantou-se, procurou tateando no guardaroupa um revólver arcaico que ninguém havia disparado desde os tempos do coronel Aureliano Buendía, e foi para a sala sem acender as luzes. Orientando-se menos pelo ruído da fechadura que por um terror desenvolvido nela por 28 anos de solidão, localizou na imaginação não só o lugar em que estava a porta como a altura exata da fechadura. Segurou a arma com as duas mãos, fechou os olhos e apertou o gatilho.
A Roda de Leitura é gratuita e aberta a todos os interessados. Para participar, basta realizar a leitura prévia da obra selecionada, e confirmar presença através do WhatsApp da biblioteca. O conto está disponível em PDF através do QR Code indicado, assim como em formato impresso, o qual pode ser obtido diretamente com a biblioteca, que se localiza nos findos da Câmara de Vereadores de Gramado.
DOMINGO DE MÚSICA NO PARQUE
No domingo, (15), ocorre a última edição do ano do ciclo Fins de Semana no Parque do Palácio, projeto mensal com atrações gratuitas que ocorreu durante todo o 2º semestre de 2024. Até o momento, foram realizadas 5 edições, totalizando cerca de 2 mil pessoas presentes. Isabel Scheid, uma das idealizadoras do Coletivo Amigos do Parque do Palácio, comemora o sucesso do projeto: “A presença do público, nestes meses todos, foi surpreendente, superou nossas expectativas!”
Na derradeira edição, na parte da tarde vai rolar muita música. Conforme Jeferson Rodrigues, um dos produtores do projeto, será uma mostra de bandas e músicos autorais da região que possuem obras relacionadas à questão de meio ambiente, natureza e liberdade, valores que traduzem o amor pelo Parque do Palácio e por Canela. Segundo Jeferson, o projeto paga um cachê simbólico, mas espera-se que em 2025 possa remunerar ainda melhor as atrações que se dispõem a enriquecer os Fins de Semana no Parque.
As atrações são gratuitas e a organização pede que o públicoleve repelente, protetor solar, boné, água, lanche e uma toalhinha ou cadeira para sentar.
O projeto Fins de Semana no Parque do Palácio tem apoio cultural do Reserva da Serra, Velha Laje Vinhos, Rissul Supermercado, MR Arquitetura da Paisagem, Panni e Empório Canela. Tem apoio de mídia da Rádio do Canella e é produzido pela Epuã Produções Culturais, Movimento é Arte e Bacanas Produções. É realizado pelo coletivo Amigos do Parque do Palácio, com financiamento da Lei Paulo Gustavo / Governo Federal.