Nane de Souza – Nutricionista
Lactose é o carboidrato do leite.
Entenda alguns exemplos de carboidratos: o carboidrato do açúcar é a sacarose, o carboidrato da fruta é a frutose, o carboidrato da batata é o amido (um polissacarídeo). Os alimentos, ainda que semelhantes por conterem carboidratos, são diferentes nos seus tipos de carboidratos. Essa diferença está no tamanho da molécula, no tipo e arranjo entre as glicoses, também no desfecho metabólico.
A lactose tem o seguinte arranjo molecular: é formada pela união de uma glicose + uma molécula de galactose. A essa dupla formação se dá o nome de dissacarídeo (o prefixo ‘di’ significa dois; sacarídeo significa doce/glicídico), dissacarídeo é, em simples palavras: duas moléculas doces.
Na digestão, a dupla ligação glicídica da lactose precisa ser rompida, pois, enquanto grande e complexa, ela não tem a capacidade de atravessar do lúmen intestinal para a circulação sanguínea e então servir as células como nutriente energético, para atravessar de um lado para o outro é necessário que ela esteja reduzida, quem faz esse trabalho são as enzimas digestivas, a enzima que digere a lactose do leite é exclusiva, se chama lactase.
Intolerância à lactose:
Intolerância à lactose é um problema de digestão. A pessoa, por algum motivo, deixa de produzir a enzima lactase e o carboidrato do leite não se reduz. Sem a enzima lactase a lactose não é digerida, e, toda vez que se toma leite ou alimentos derivados a pessoa sofre com gases, distenção abdominal e diarreia.
Solução:
Existem diferentes graus de intolerância à lactose e cada pessoa responde a um tipo de abordagem: deve-se reduzir o consumo de leite e alimentos feitos de leite, e, quando consumi-los escolher o sem lactose. Existe a enzima lactase comprada em farmácias, deve-se tomá-la minutos antes de consumir derivados do leite. Para descobrir se é o leite que está provocando em você estufamento e outros desconfortos digestivos, retire-o completamente de sua alimentação por 30 dias, em seguida volte a consumir e analise como sua digestão reage, se voltar os sintomas, você é intolerante à lactose.