Nane de Souza – Nutricionista
Aminoácidos são a menor unidade de uma proteína assim como a glicose é a menor unidade de um carboidrato.
A batata inglesa é um carboidrato grande, diferente do açúcar que é um carboidrato pequeno. Grande e pequeno se refere ao tamanho da molécula. Quanto maior a molécula de um alimento maior o tempo de permanência no trânsito digestivo e mais trabalho dos processos digestivos são necessários para reduzi-la em unidades possíveis de serem transportadas para a corrente sanguínea. Carboidratos e proteínas, na digestão, se reduzem à glicose e aminoácidos, assim como um colar de pérolas, se desmembrado, se reduz a pérolas.
É desejável que se escolha alimentos mais complexos em seu tamanho e arranjo molecular, pois quanto mais pesada e resistente é a molécula, mais trabalho e tempo se necessita para digerir, e isso é benéfico em muitos sentidos: os carboidratos complexos, por ficarem mais tempo retidos no processo de digestão, liberam de maneira muito mais lenta a passagem das unidades de glicose para a corrente sanguínea, promovendo estabilidade glicêmica.
Temos como proteínas complexas a carne bovina, um bife exige bastante trabalho do ácido clorídrico do estômago e das enzimas digestivas para reduzir a proteína em unidades de aminoácidos. O benefício de se comer uma proteína ‘mais difícil’, é que quanto maior o tempo de permanência de um alimento no estômago, mais prolongado é o tempo de sensação de saciedade, e isso é estratégia de emagrecimento.
Nem sempre alimentos de moléculas complexas são favoráveis: idosos têm dificuldades com a digestão a começar pela mastigação. Pessoas que não mastigam bem e perderam o tônus digestivo precisam suprir as necessidades proteicas com alimentos “pré-digeridos”. Esta é uma das indicações das proteínas como whey protein e colágeno, elas foram reduzidas a aminoácidos (pré-digeridas em laboratório) para que não se exija trabalho de nenhuma etapa digestiva humana, assim que chegam no intestino, as unidades formadoras de proteína estão prontas para fazerem a passagem para um novo trânsito e destino: corrente sanguínea >> fígado >> por fim são utilizadas na construção de funções do organismo.