Um dos muitos assuntos ventilados na campanha eleitoral que terminou, o Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela foi citado por praticamente todos os candidatos. Trata-se de um dos eventos pelos quais a cidade tem grande afeto e que deve ser resgatado, também, pela grande repercussão no País por anos a fio, por formar plateias locais para uma arte até então menos difundida e trazer muita gente de fora para assistir. Esperançosos de que isso ocorra, todos estamos, mas a vocação bonequeira de Canela, mesmo nesses anos de ausência de seu festival, se manifestou através de artistas da área que se mantiveram e se mantém ativos e encenando por aqui, como André Guedes, Nelson Haas e Beth Bado (com os Bonecos da Montanha) e a Cia. Daiene Cliquet. Palmas para eles.
Rubinho Louzada ministrando oficina
A arte do Grupo TIA – Teatro, Ideia e Ação, de Canoas
Pois é a Cia. Daiene Cliquet Artes que está trazendo para Canela, neste mês de outubro, o 4º Festival Bonecos Alegria, celebrando a tradição bonequeira com apresentações e ações formativas em diversos estilos do teatro de formas animadas. Artistas gaúchos e nacionais se reúnem para um grande evento, mantendo acesa nossa chama da hospitalidade à arte da manipulação e do movimento. O festival homenageia a tradição bonequeira e proporciona aos alunos de instituições sociais e escolas a oportunidade de aprender com diversos profissionais da área. “Valorizamos profundamente os artistas participantes, pois, em tempos atuais, é raro encontrar profissionais comprometidos com o compartilhamento de conhecimentos”, afirma Daiene Cliquet. A programação, que se iniciou no dia 3 de outubro com o espetáculo “Plano de Voo”, da Cia Passa Lá, prossegue do dia 7 a 18/10 com a Oficina de bonecos em espuma com Rubinho Louzada, exclusiva para alunos do Centro Social Padre Franco. No sábado (18), acontecerá a Sétima Mostra de Teatro Lambe Lambe, no Complexo Esportivo Grande Canelinha e na Estação Campos de Canella. Depois virão:
- 20/10: Performance de boneco híbrido “Índia Ró” no Centro de Canela; • 21 a 25/10: Oficinas de teatro de sombras na Associação SEMEAR de Canela; • 28 e 29/10: Oficina “A Mão do Mamulengo” com o Grupo TIA; • 30/10: Espetáculo “As gineteadas do valente Toninho corre mundo na estância de Cidão Dornelles” no Centro Social Padre Franco; • 31/10: Oficina “Construindo Máscaras de Papel” na escola Barão do Rio Branco.
Bonecos Alegria é realizado através dos projetos reciCRIATIVIDADE e Expressividades, com apoio da Câmara de Canela, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Pró-Cultura RS e SEDAC/RS. Ambos com criação e produção da Cia. Daiene Cliquet Artes.
Alô dona Nadyr e Alaor
Nesta sexta-feira (11), às 19 horas, no Cidica, o Memorial Canela promove mais uma edição do Encontros com a Memória. Desta vez os entrevistados serão a Sra. Nadyr Bazzan Simões e seu filho Alaor B. Simões. Juntos, mãe e filho contarão a história das telecomunicações na cidade de Canela. Ela iniciou suas atividades em 1952 na Cia. Telefônica e ele iniciou jornada na CRT em 1979. Será uma oportunidade única para ouvir detalhes de meio século da transformação da telecomunicação da cidade. O evento é aberto ao público e tem como apoiador o Fundo Social do Sicredi.
Excelente ideia
Tapume com coleta de lixo, em aprovação no Pl. Diretor