O famoso Jamón da Espanha e sua influência na gastronomia da Serra Gaúcha
Hoje vou seguir com o tema da semana passada, sobre os destinos turísticos que promovem sua gastronomia como forma de atrair mais visitantes, ao mesmo tempo em que incentivam os produtores locais. E o Jamón Ibérico e o famoso “Pata Negra” são um exemplo importante.
O Jamón Ibérico não é apenas uma iguaria gastronômica, mas também representa uma tradição profundamente enraizada na cultura culinária espanhola. O processo de produção artesanal, a qualidade da matéria-prima e as técnicas de cura contribuem para a reputação que, ao longo do tempo, ganhou reconhecimento internacional como um dos presuntos mais finos e distintos do mundo.
Sua história remonta a séculos na Espanha, onde a tradição de curar carne de porco está profundamente enraizada. O ibérico, uma das raças de porco presente na região, eram inicialmente criados pelos povos indígenas. Durante o domínio romano e mais tarde dos mouros, foram introduzidas técnicas como a salga e a cura ao vento. Ao longo dos séculos, a produção de Jamón Ibérico se espalhou por diferentes regiões da Espanha, cada uma com suas características específicas, dependendo da raça do porco, do terroir local e das técnicas de produção.
O JAMÓN NA REGIÃO DOS VINHEDOS
Os chefs e os produtores de charcutaria da Serra Gaúcha há muito já perceberam que essa iguaria é capaz de atrair os mais exigentes turistas em busca de uma gastronomia mais sofisticada. Tal é que a raça de porco Moura, oriunda da Península Ibérica já vem sendo criada e aperfeiçoada na Região.
O salame suíno de carne de Porco Moura, da Zampa Grigia, agroindústria familiar de Carlos Barbosa, foi eleito o Melhor Salame Artesanal do Brasil em 2020 pelo Prêmio Brasil Artesanal e em 2023, no mesmo concurso, ficou colocado em segundo lugar como melhor salame do Brasil.
A Gran Nero é a primeira empresa de presunto cru do sul do Brasil, com sede no Vale dos Vinhedos, integrando uma rota turística, vinhos e gastronomia. Depois de quase uma década de pesquisas no exterior criou um presunto com terroir e personalidade brasileira.
As primeiras peças de presunto Gran Nero chegaram ao mercado em 2021, respeitando um mínimo de 12 meses de maturação e, apesar de ser inspirado no método espanhol, o produto é 100% nacional, com alimentação e raças desenvolvidas no Brasil. Trata-se de um excelente presunto cru brasileiro, com aroma e sabor inigualáveis, comercializado em lojas especializadas de todo o país.
GRAN NERO
Visitas sob agendamento
Estrada Giuseppe Scortegagna, Travessão Alfredo Chaves, s/n, Flores da Cunha – RS
Telefone: (54) 3297-5175
ZAMPA GRIGIA
Carlos Barbosa, RS
Telefone: (54) 3461-0617
zampagrigia1@gmail.com
@zampagrigia