(Em louvação…)
A Festa de Reis – 6 de janeiro – se originou em Portugal e se espalhou pelo mundo católico, chegando ao Brasil colonial. Na Europa, os habitantes abriam suas portas no Dia dos Reis Magos para ouvir as “janeiras” – cantigas que anunciam o nascimento de Jesus. Nessa mesma ocasião, tinham um hábito muito bonito: o de pedir “as sobras das festas natalinas” para serem distribuídas aos mais pobres.
No Brasil, de há muito, as Festas de Reis se confundem (ou melhor) se misturam com as festas natalinas, uma vez que, acredita-se, as festas começaram na cidade de Natal (RN), onde o Forte dos Reis Magos – marco inicial da cidade – foi fundado em 25 de dezembro de 1599.
Segundo os dicionários, as Festas de Reis – também Folias de Reis, Companhia de Reis, Festa de Santos Reis – é uma manifestação católica, cultural e festiva, classificada sobretudo no Brasil como manifestação folclórica, comemorativa da festa da “Epifania do Senhor” ou “Teofonia”, que se caracteriza por celebrar a Adoração dos Magos ao nascimento de Jesus Cristo.
No Rio Grande do Sul, a mais importante manifestação da data são os Ternos de Reis (tradição trazida pelos açorianos) que, de casa em casa, de rancho em rancho, ao seu modo louvam, cantam e agradecem o nascimento do Senhor. Algumas letras…
“Agora mesmo chegamos / na beira do seu terreiro
para tocar e cantar / licença peço primeiro”.
“Para sempre adorado / o Senhor Jesus nasceu;
nosso prazer é profundo / hoje é noite de Natal”.
“Porta aberta, luz acesa / sinal de muita alegria
Entra eu entra meu Terno / entra toda a companhia”.
“Obrigado pela oferta / dada de boa vontade
Santos Reis que lhe agradece / e lhe dê felicidade”.
E, entre tantos escritores e folcloristas, quem mais pesquisou (e escreveu) sobre o tema foi o folclorista Paixão Côrtes, com centenas de textos recolhidos e transformados em documentos para gravações em discos e livros, conforme relação abaixo:
– Terno de Reis – Cantigas de Natal;
– Folclore Gaúcho – Festas, bailes, música e religiosidade rural;
– Natal Gaúcho e os Santos Reses
As celebrações das Festas de Reis (assim como o próprio Natal), para os gaúchos, vão de 24 de dezembro a 06 de janeiro (Dia de Reis). E, vale ressaltar, constitui uma manifestação folclórica intimamente ligada à história social e cultural do Rio Grande do Sul… a nossa terra!