Para estarem aptos a concorrer nas eleições municipais de 6 de Outubro, os vereadores titulares, que integram o primeiro escalão da Prefeitura devem se descompatibilizar do cargo seis meses antes do pleito e assim retornarem ao Legislativo. São os casos de Marcelo Savi (Obras, Serviços Urbanos e Agricultura) e Luciano Melo (Fazenda e Desenvolvimento Econômico). Ambos são potenciais candidatos pelo MDB na disputa majoritária como cabeça de chapa.
SAVI E MELO
Savi reassume na próxima segunda-feira (1º) a sua cadeira no Plenário Cyro Soares Sander. Quem deixa o parlamento é a suplente Andressa da Conceição, a Mana. Melo deverá retornar ao Palácio Legislativo Archimimo Alves da Silveira no dia 8 de abril. Com o seu retorno, quem sai da casa do povo é o suplente Roberto Mauro Grulke, também conhecido como Danany.
PLEITO DAS ENFERMEIRAS
A Câmara autorizou recentemente o Executivo a conceder aumento salarial real de 3% ao funcionalismo municipal. Algumas classes ficaram de fora do projeto inicial aprovado pelo colegiado. Entre elas, as enfermeiras não foram contempladas na proposição de reposição nas suas remunerações.
PEDIDO AO PREFEITO
As profissionais de saúde recorreram aos vereadores para que eles intervenham junto ao chefe da administração municipal, Constantino Orsolin para também receberem o aumento. Jerônimo Rolim (PDT), Carmen Seibt (PSDB), Vellinho Pinto (PDT) e Jefferson de Oliveira (MDB), já se manifestaram favoráveis à reposição salarial para a enfermagem. Ao todo, Canela conta com 14 enfermeiras concursadas.
PROJETO ESPECÍFICO
Por 2024 ser um ano eleitoral, para que os vencimentos de vereadores, prefeito, vice e secretários municipais sejam reajustados é necessária a apresentação de um projeto de lei específico sobre estes subsídios. Até o momento, o assunto não entrou nas pautas da Câmara e da Prefeitura.