Atividades como as do Coral UCS Sênior, uma das oficinas do campus, proporcionam bem-estar, busca de saberes e contato com a comunidade
Os dados do último Censo Demográfico, realizado em 2022, revelaram que o índice de pessoas com mais de 65 anos representava 10,9% da população, um aumento significativo em relação aos 7,4% registrados em 2010. Este crescimento reflete uma melhoria na qualidade de vida e uma expansão das oportunidades para o público idoso.
Atualmente, pessoas com mais de 60 anos estão mais ativas e atuantes em diversos segmentos da sociedade. Diferente das gerações passadas, onde envelhecer significava encerrar a fase laboral e esperar o passar dos anos em casa, hoje, o envelhecimento é sinônimo de atividade contínua e conexão com as tecnologias e facilidades do mundo moderno.
Nesse contexto, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) tem desenvolvido com sucesso o Programa UCS Sênior. No Campus Universitário da Região das Hortênsias, são oferecidas seis oficinas aos estudantes seniores, com matrículas contínuas. Nessas oficinas, professores compartilham conteúdos diversos, valorizando as competências, habilidades e experiências dos alunos, que retornam às aulas cheios de vida e vontade de aprender.
“Desde meados da década de 90, a UCS atua diretamente no campo do envelhecimento humano, acompanhando as transformações relacionadas às pessoas idosas. As atividades foram reformuladas para atender às demandas atuais, focando na prevenção de doenças e promoção da saúde por meio da educação. O programa Sênior expandiu para outros campi e conta com aproximadamente 1.000 participantes ativos”, destaca a professora Verônica Bohn, coordenadora do programa na universidade.
Segundo Verônica, o público atendido tem se mostrado cada vez mais exigente, buscando espaços para interação social, atualizações sobre o mundo, aprendizagem de recursos tecnológicos e atividades ligadas à saúde física e mental. “Os idosos de hoje se reinventam, inovam e crescem como pessoas, abrindo-se a um cotidiano onde muitos saberes se convergem em torno do acesso à tecnologia”, afirma.
Verônica enfatiza a importância de reconhecer, legitimar e valorizar as contribuições de todos na sociedade. “Compreender que todos podem ensinar e aprender, independentemente da idade, amplia as possibilidades de permanência dos mais velhos em uma vida social ativa. Os dados sobre o envelhecimento populacional são incontestáveis, e precisamos seguir atuando em diferentes frentes para construir uma sociedade melhor para todos.”
No UCS Sênior, as aulas ocorrem de forma natural, com leveza e espontaneidade, promovendo o encontro de amigos que compartilham o prazer de desenvolver competências. O programa incentiva a busca por desafios e realizações pessoais, transformando o envelhecimento em um período de renovação. Afinal, enquanto se vive, a vida é para ser aproveitada – até mesmo na sala de aula!
Oficinas do UCS Sênior
Matrículas contínuas
Dança Como Forma de Manter o Corpo Ativo
Presencial
Segundas-feiras, das 14h às 15h30
Ministrante: Rodrigo Machado de Vargas
Vida em Movimento
Presencial
Segundas-feiras, das 17h às 18h30
Ministrante: Marina Susin Siota
Escrevendo Narrativas Breves
EAD síncrona
Segundas-feiras, das 14h às 16h
Ministrante: Maria Isabel Porazza Mendes
Cérebro Ativo
Presencial
Terças-feiras, das 14h às 16h
Ministrante: Marina Susin Siota
Coral UCS Sênior
Presencial
Quartas-feiras, das 14h às 16h
Ministrante: Giovanna Basei Meneguzzo
Fotografia Digital
Presencial
Quintas-feiras, das 14h às 16h
Ministrante: João Mendes Neto