O maior desafio da alimentação saudável já foi comer salada, hoje, a tecla que se bate é a de se comer mais proteína, isso porque o objetivo para o corpo e vida deixou de ser só sobre perder [perder gordura, perder peso], sabe-se da necessidade de construir [construir tônus, firmeza, força, autonomia para o futuro], e a proteína é o alimento construtor >> este conceito se aprende lá na disciplina de Nutrição Básica: proteínas são os blocos construtores (constroem tudo que em nós é firme: pele, ossos, músculos, unhas, colágeno, cabelo), carboidratos fornecem energia (glicose) e as gorduras regulam (o sistema endócrino, por exemplo).
E quanto de proteína tem que se comer por dia? As diretrizes dietéticas oficiais orientam o mínimo 0,8g – 1g por quilo de peso, mas os profissionais com visão de saúde otimizada trabalham com quantidades muito superiores, chegando a 1,5g por quilo de peso.
A conta para o mínimo que se deve comer é a seguinte: seu peso multiplicado por 1g. Exemplo: 79kg x 1g de proteína = 79g de proteína/dia.
Após descobrir a sua necessidade de proteína por dia, você sentirá dificuldade em bater a meta através alimentos proteicos sólidos – precisaria muita carne e ovos! É nesta circunstância que se propõe as bebidas proteicas, pois elas não pesam no estômago e em pouca quantidade se tem muita proteína. Existe o whey protein que você compra em pote grande para durar o mês, e existe as bebidas proteicas prontas, que lembram muito, no formato e conveniência, o achocolatado Toddynho.
Deixo duas opções de bebidas proteicas prontas no “formato Toddynho” para você experimentar:
1. YoPRO – mistura de leite com whey protein. Em diversos sabores, 15g de proteína em 250ml, adoçado com sucralose. Encontra no Rissul e no Forrageira.
2. NUDE – esta é uma bebida de aveia que atende pessoas que não querem leite e nada que contenha adoçantes e ingredientes artificiais, com 15g de proteína em 250ml. Encontra no Armazém Viezzer e na Verde Verso.