Residindo atualmente em Gramado, o engenheiro agrônomo e escritor Alexandre José Cattelan apresenta boas credenciais, na forma de quatro livros, para aumentar o círculo local dos criadores de boa literatura e merece ser mais bem conhecido além da Região das Hortênsias. Sua trajetória na pesquisa agrícola sempre foi acompanhada pela paixão pela leitura e pelas artes. Alexandre (na foto) se lançou na publicação de livros quando veio morar na Serra, ambientando sua primeira obra, A menina do Lago Negro, no ponto turístico de Gramado e na cidade. Trata-se de uma trama de amor e mistério onde o autor aplicou no papel, junto com seu estilo próprio de fazer obras acessíveis, a influência dos mestres dos romances policiais que sempre cultuou, Arthur Conan Doyle e Agatha Christie.

A segunda publicação de Cattelan, ainda sob o pseudônimo Alechandre Joseh, é Contos de uma noite de verão, enredo que se passa em um barco de pesca em alto mar onde um casal de idosos reúne seis netos e, sob a luz de um lampião no convés, desafia os jovens a contarem “causos”. Parte do depoimento de uma leitora do livro diz: “Uma história sobre amor, empatia, união, família, gratidão e muito mais. Quem ainda não conhece essa obra, não faz ideia do que está perdendo, ainda mais no mundo de hoje!.”
O agrônomo, que sempre gostou de viagens (foi obter o Ph.D. nos Estados Unidos) e natureza, partiu de sua grande admiração por um gênio da Renascença para pautar a sua terceira obra, Paixão secreta de Leonardo da Vinci. Aí entra em ação mais uma vez o pesquisador Alexandre, ao misturar a sua inventividade na criação da trama – que retrata a vida de Leonardo sob a ótica (além da própria), de dois de seus pupilos e uma mulher que marcou sua vida – e fatos do contexto histórico, da vida e da obra do pintor da Mona Lisa.
Baseado em grande parte em fatos reais, vem o livro Enquanto eu viver. História de amor… ambiente bucólico… casal protagonista vivendo amor proibido… a fórmula do romance rompe o padrão com o acontecimento de um fato sinistro.
Além dessas pequenas introduções sobre suas quatro obras (o resto é spoiler), vai aqui um resumo, do próprio Alexandre, sobre o que pode ser uma de suas motivações para escrever: “As intrincadas relações humanas muitas vezes passam despercebidas quando estamos em velocidade de cruzeiro, atravessando um céu de brigadeiro. Mas quando a turbulência sacode ‘nosso avião’ muitas coisas que antes estavam escondidas saltam bem em frente aos nossos olhos incrédulos. Nada melhor do que momentos difíceis para conhecermos verdadeiramente alguém!”.
Está em fase de conclusão o romance A última escalada, que tem por cenário o universo do montanhismo e escaladas.
Os livros de Alexandre Cattelan estão no Empório Canela, Livraria Bambu, na Casa das Artes do Lago Negro e na Amazon.