Nane de Souza – Nutricionista
Tenho bastante experiência com queda de cabelo e sei dizer a você o que buscar para resolver este problema.
Queda de cabelo é um sintoma inespecífico, isso quer dizer que a investigação precisa considerar várias possibilidades de desordens, podendo ser nutricional ou hormonal, por vezes apenas dietética.
Se você é mulher, a primeira investigação que aconselho realizar é a avaliação dos níveis de ferro no organismo. Faça um exame chamado Ferritina e se o resultado der inferior a 50ng/ml, você deverá suplementar ferro em forma farmacêutica e dosagem específica. Esta suplementação precisa ser acompanhada por um profissional de saúde.
Outro motivo nutricional relacionado com queda de cabelo é a deficiência de zinco. Suplemente 25mg de zinco quelado ou na forma de bisglicinato por três meses.
As desordens hormonais estão mais envolvidas com queda de cabelo do que você pode suspeitar. O primeiro grupo hormonal que você deve investigar são o T4 e T3 da tireóide. Investigue com um endocrinologista como está a função da sua tireóide pelos seguintes exames: TSH, T4 livre e T3 livre. Se o TSH estiver acima de 4,5 é indicativo de hipotireoidismo (médicos com abordagem de saúde otimizada consideram hipotireoidismo a partir de 2,5). Inatividade da tireóide é umas principais causas de queda de cabelo em mulheres acima dos 35 anos.
O outro problema hormonal relacionado com queda de cabelo é a desordem da testosterona. Mulheres também tem testosterona, e quando uma versão de testosterona chamada DHT é estimulada no organismo, provoca a queda de cabelo androgênica (androgênico significa do hormônio masculino). Consumo excessivo de carboidratos é um dos motivos da disfunção desta testosterona na mulher >> o carboidrato em excesso mantém a insulina sempre ativa, esta provoca um comando negativo nos ovários e suprarrenais (glândulas produtoras de hormônios sexuais).
Para essas investigações hormonais você deve procurar um ginecologista ou endocrinologista. Outra especialidade médica especialista em cabelo é o dermatologista-tricologista.
Em todos os casos você precisará de uma alimentação que dê suporte ao tratamento. Por vezes, só a mudança na alimentação reverte o quadro, como no caso da queda de cabelo androgênica que é provocada pela insulina alta vinda do excesso de consumo de carboidratos.