Nane de Souza – Nutricionista
O arroz pertence ao grupo dos carboidratos, bife e ovos são proteínas, alface é fonte de fibras. E o feijão, quem é? O feijão não pertence a nenhuma categoria de macronutrientes específica, e embora a maior parte da sua composição seja carboidrato (73%), é também o alimento de origem vegetal com maior teor de proteína (23%), e muito rico em fibras!
Quando você come feijão, no estômago ele vira uma massa não muito simples, a presença de proteína e fibras torna-o um alimento complexo, um pouco mais difícil de ser digerido quando comparado ao arroz branco cozido.
Gostaria de ensinar você a olhar os alimentos pelo grau de complexidade da sua molécula, estes conferem mais saciedade pois permanecem mais tempo no estômago, em digestão. Um alimento que requer trabalho digestivo libera a sua composição de forma muito mais lenta para a corrente sanguínea – você só sentirá o estômago vazio novamente (fome!) muitas horas depois.
Assim, não se norteie tanto pelas calorias, escolha alimentos que promovam esvaziamento gástrico lento, os complexos: ricos em proteínas e fibras, como o feijão.
Além de proteínas e fibras, o feijão é fonte de ferro. Para que o ferro do feijão seja melhor aproveitado pelo organismo, indica-se associar uma fonte de vitamina c, por isso feijoadas são acompanhadas com laranja.
Não estrague o valor nutricional do feijão adicionando temperos artificiais à sua preparação. Uma forma saudável de cozinhar feijão é fazê-lo apenas com cebola, alho e louro. Enriqueça o caldo com uma fonte de gordura saudável, como azeite de oliva.
São da mesma família dos feijões e conferem o mesmo valor de proteína e fibras: ervilha, lentilha e grão-de bico.
Se você está migrando a sua dieta para uma versão mais vegetariana, feijão com todas as suas variações de tamanho de grão e cor devem fazer parte do seu cardápio diário pois substituem a carne no aporte de proteína.
**Macronutrientes, significado: nutrientes que conferem energia, são os carboidratos, proteínas e gorduras; diferente dos micronutrientes, estes conferem nutrição, porém não possuem energia (calorias), são as vitaminas e minerais.