Rafaella Melo – Nutricionista Autoimune
Sabemos que Doenças Autoimunes, não possuem uma cura, mas temos chances de alcançarmos uma remissão. Mas afinal o que significa remissão?
Remissão em doenças autoimunes refere-se ao momento em que os sintomas da doença estão significativamente reduzidos ou ausentes, e os marcadores da atividade da doença estão controlados nos exames de sangue.
Isso não significa necessariamente uma cura, mas sim uma fase em que a doença está sob controle e os pacientes podem viver com menos sintomas e complicações. Nesse estado pode haver uma redução significativa do uso de medicamentos ou até a retirada total.
Alcançar essa remissão muitas vezes requer um tratamento multifacetado, que pode incluir medicamentos específicos, junto com modificações no estilo de vida, como:
Adotar a uma alimentação anti-inflamatória, fazer uma suplementação autoimune, atividade física, melhora da qualidade do sono, gerenciamento do estresse, controle do peso e um cuidado especial com a saúde do intestino. Tudo isso para recuperar o correto funcionamento do sistema imunológico.
Para muitos pacientes com doenças autoimunes, alcançar a remissão é mais do que um objetivo médico, é um marco de esperança, uma oportunidade para reconquistarem o controle sobre suas vidas. Podendo retomar as atividades simples do dia a dia, antes limitadas pela doença, aos seus trabalhos com mais foco, energia e disposição, aos relacionamentos pessoais com mais liberdade.
Por isso o acompanhamento regular com seu médico Reumatologista é um acompanhamento Nutricional específico para sua doença autoimune se tornam essenciais para o alcance da remissão.