O resultado das eleições em Canela, tanto para o Poder Executivo quanto para o Legislativo, confirmou a tendência da renovação no campo político. Esse movimento de mudança em tese iniciou em 2021 quando o empresário Lucas Dias aos 35 anos de idade assumiu a presidência da Associação Comercial e Industrial de Canela (ACIC).
DIRETORES DA ACIC
Inclusive, três dos vereadores eleitos fazem parte da entidade. Lucas Dias, 35 anos (PSDB), Graziela Hoffmann, 38 anos e Rodrigo Rodrigues, 28 anos, ambos do PDT, ficaram entre os candidatos eleitos mais votados. Os três concorreram pela primeira vez à vereança e estão estreando na vida pública em Canela.
TRANSIÇÃO
O atual chefe do Executivo municipal, Constantino Orsolin (MDB) sairá para um período de férias, mas ainda não anunciou quando o processo de transição de governo iniciará. Da mesma forma, o prefeito eleito Gilberto Cezar (PSDB) não anunciou a equipe que realizará a transição.
NENHUM VEREADOR
O Progressistas leia-se PP, tradicional agremiação política em Canela, tendo comandado a administração municipal em 2004 e 2012, assim como no pleito passado, não elegeu nenhum vereador. Dirceu da Enfermagem foi o candidato progressista com o maior número de confirmações nas urnas eletrônicas (315) ficando a poucos votos de conquistar uma cadeira na Câmara por legenda partidária.
DESMOBILIZAÇÃO
Historicamente o PP sempre teve representação no parlamento municipal. Em 2016, “O partido sofreu um desgaste que iniciou em 2020 quando não tivemos candidato na majoritária. O partido ficou desmobilizado de 2016 a 2020. Em 2016 tínhamos dois vereadores que acabaram migrando para outros partidos justamente por causa dessa desmobilização interna”, avalia o presidente da legenda, Gustavo Bauermann.
REESTRUTURAÇÃO
“Estamos em um processo de reestruturação do partido, essa é a nossa realidade. “Carecemos de lideranças novas. Esse será o nosso trabalho daqui pra frente”, afirma Bauermann.