Dr. Joelson Oliveira – Médico Reumatologista
Para responder a pergunta do título, temos primeiro que relembrar o que é reumatismo.
As doenças reumáticas são condições autoimunes, onde seu o próprio sistema imunológico o estranha e o ataca. É como se você sofresse um ataque das suas próprias defesas, dos seus próprios soldados.
A condição para que o reumatismo ocorra envolve a combinação entre fatores genéticos e ambientais, ou seja, temos um determinante genético herdado dos pais e parentes, associado ao componente ambiental, que chamamos de gatilho. Esses gatilhos podem ser comportamentais como tabagismo, estresse, falta de atividades físicas, consumo de alimentos inflamatórios; assim como não comportamentais, como infecções virais ou bacterianas, alterações hormonais, poluição do ar, dentre outros.
Então, quando entendemos que a maioria dos reumatismos têm um componente genético associado, e genética é algo que não se pode mudar, temos a resposta a nossa pergunta: reumatismo não tem cura!
Mas antes que você fique triste ou angustiado, é importante definir que mesmo que não haja cura, há possibilidade de controle da doença com o tratamento. E além do controle clínico há também algo que buscamos sempre para nossos pacientes: a possibilidade de remissão livre de tratamento.
A remissão dita anteriormente, vem a ser um momento em que o paciente mesmo sem medicamentos, encontra-se sem sintomas da doença, onde seus exames estão controlados, sua qualidade de vida está devolvida. É desafiador chegar a esse ponto no tratamento dos reumatismos, mas é algo que pode ser atingido se houver disciplina e dedicação tanto do médico quando do paciente.